Photo ofMorro dos Ingleses ⋅ Pedra da Gurita + Pedra Partida + Caverna da Encantada + Caminho do Engenho (Florianópolis) Photo ofMorro dos Ingleses ⋅ Pedra da Gurita + Pedra Partida + Caverna da Encantada + Caminho do Engenho (Florianópolis) Photo ofMorro dos Ingleses ⋅ Pedra da Gurita + Pedra Partida + Caverna da Encantada + Caminho do Engenho (Florianópolis)

August 30, 2021
August 2021

near Santinho, Santa Catarina (Brazil)

Trilha circular passando por quase todos os pontos legais no Morro dos Ingleses. Iniciando e finalizando na Praia dos Ingleses, passando pela Pedra da Gurita, Pedra Partida, Caverna Encantada e Caminho do Engenho.

Dificuldades:
-Física: Moderada
-Técnica: Moderada
-Navegação: Difícil-Muito Difícil
-Psicológica: Moderada

Exposições:
-Vegetação: Moderada-Alta
-Sol,Vento e Chuva: Baixa (na trilha) e Alta (nos costões)
-Riscos: Moderada (desde se perder até quedas na trilha ou nas pedras dos costões)

Iniciando nossa caminhada em uma das ultimas ruas que se aproximam ao trecho de dunas da Praia dos Ingleses, andamos nela até o final e entramos em uma pequena trilha que acessa as dunas. Andamos então a praia e em sua ponta inicia a trilha. Inicialmente ela é bem básica, trilha tradicional de turista que acessa os costões mais próximos. Passamos por algumas vistas e fomos até um ponto bem na ponta do morro. Um belo local no costão e as vistas para as ilhas próximas ao norte de floripa.
Seguimos então voltando a trilha e entrando à esquerda para continuar paralelo ao costão (nesse trecho erramos por poucos metros, verifique o track). A trilha a partir daí se dificulta, mostrando diversas bifurcações e com diversos trechos em que a trilha se fecha por breves períodos de tempo.
Um ponto que todos devem passar é a Pedra da Gurita (não sei se esse é o nome real, vi tracks com "Gurita" e "Guarita"), uma pedra icônica com um belo local pra relaxar ao lado. Saímos então da Pedra e fomos em direção aos diversos pontos daquele costão monstruoso dos ingleses. O primeiro é um paredão com vista pra um bloco de pedra preta, nela tem duas fendas onde as ondas comem soltas sem piedade. Em seguida a Pedra Partida (marquei um waypoint sem rabiscar o mapa), uma fenda enorme do tipo de garganta que divide o morro dos ingleses com essa pequena ilhota. Ao lado possui uma caverna maneiríssima que encontrei tracks como buraco da feiticeira, caverna da encantada e toca do onça pelo google, quem souber o nome real por favor comente nesse track :) .Por final no costão, um acesso com a trilha bem fechada para ver um mirante da Pedra Partida.
Até aí o caminho já tinha dificultado, mas pra sair do último mirante e subir até o topo do morro no mirante principal é uma perdição. Erramos mais uma vez como visto no track e nos metemos em diversos trechos bem picados de trilha. Pra finalizar, uma volta no topo do morro que finalmente nos dá acesso ao mirante mais daora do rolê. O mirante do Morro do Ingleses que contempla a Praia dos Ingleses, Praia dos Santinho, Morro da Feiticeira, quase todos os morros do lado centro norte da ilha e um trecho da Praia de Moçambique, gratidão.
Pra finalizar o trecho, facilita descendo pelas trilhas de mata fechada que se mesclam com a restinga, em pouco tempo estamos vendo os ultimos mirantes próximos a praia do Santinho e cortando um caminho nas dunas pra voltar ao carro.
Valeu demais Gabriel e Arthur por esse rolê.

RECOMENDO
Bota ou sapato com solado aderetente.
Roupas leves e protetoras!
2,5L de água
Lanches leves e nutritivos
Protetoção solar, contra chuva e ventos.

EVITE FAZER EM DIAS DE TEMPESTADE E LEVE SEU LIXO EMBORA PORRA

Pedra Partida (de Lado)

PictographCave Altitude 148 ft

Caverna Encantada

Photo ofVista Pedra Partida + Praia do Santinho Photo ofVista Pedra Partida + Praia do Santinho Photo ofVista Pedra Partida + Praia do Santinho

Vista Pedra Partida + Praia do Santinho

PictographTree Altitude 243 ft

Um casal de árvores grandes

PictographSummit Altitude 531 ft

• gabisurf Aug 31, 2021

altas!

• Arthur Pergher Sep 1, 2021

Baita trilha, visitando os melhores pontos do costão, vale muito a pena.

• Photo of Guilherme.Post
    Guilherme.Post Nov 7, 2021

É um tranquilo de acampar aí?

• Photo of oajjao
    oajjao May 3, 2022

Opa, peço desculpas pela demora Guilherme, não tinha visto seu comentário. É bem de boas acampar por aí sim, tem alguns locais bons pra camp mas fica faltando um pouco de água doce pra reabastecimento. Vale a pena um estudo prévio de onde será o local que vai pernoitar