Morro do Samambaia e Anhangava - Quatro Barras/PR

Photo ofMorro do Samambaia e Anhangava - Quatro Barras/PR Photo ofMorro do Samambaia e Anhangava - Quatro Barras/PR Photo ofMorro do Samambaia e Anhangava - Quatro Barras/PR

July 18, 2021
July 2021

near Rio do Pinhal, Paraná (Brazil)

O Morro do Anhangava e Samambaia ficam dentro do Parque Estadual Serra da Baitaca, gerenciado pelo IAT (onde também está o Pão de Loth e Caminho do Itupava).

A ideia era começar a trilha pelo Trailer do IAT, que funciona como uma portaria. O GPS acabou nos mandando para um estacionamento próximo ao desativado estacionamento do Baitaca. Os moradores fizeram um portão na estrada que leva ao Baitaca, fechando o caminho.

Não sei se o estacionamento está funcionando de forma irregular. Só após pagarmos, o guardador afirmou que não havia controle de entrada lá e pelo que entendi, o caminho que vai pro Anhangava de lá não está regulamentado.

Em vez de fazer isso, seguimos pelo Samambaia, pois também queríamos evitar o fluxo de pessoas indo pro Anhangava, devido à pandemia. Pegamos a estrada, onde há uma placa sinalizando o início da Ciclorrota Caminho das Nascentes, seguimos até o Campo da Asa Delta, passamos pela cachoeira do Samambaia e aí chegamos no ponto que encontra a trilha que vem do trailer do IAT, para iniciar a subida para o Samambaia. Não achei informações concretas sobre, mas acredito que a entrada por esse caminho é liberada, apesar de não haver controle.

A subida para o Samambaia é uma subida menos íngreme que a do Anhangava, sem muitas dificuldades. Ao chegar no Samambaia, há vista para a Serra do Ibitiraquire e também para a cidade. O topo do Samambaia é um grande lajão, bem espaçoso.

De lá, o caminho segue descendo por uma mata fechada e a trilha estava um pouco enlameada. O caminho volta a subir e há um ponto de rocha bem íngreme e somente uma pedra mais alta que pode ser subida com a ajuda de grampos. No geral, uma trilha bem tranquila, tirando o declive.

O topo do Anhangava é formado por várias pedras, há bastante delas para escolher onde ficar. Por ter muito vento nesse dia e mais gente lá, não ficamos tanto tempo. Voltamos pelo mesmo camimho, percorrendo pouco mais de 10km. Apesar da distância considerável, fizemos em pouco tempo. Considero uma trilha fácil.

PictographInformation point Altitude 3,189 ft

Início da ciclorrota!

Pequena queda d'água - ponto para abastecimento de água

Caminho para a Cachoeira do Samambaia

Caminho a direita encontra a trilha que sai do trailer do IAT