Morro do Queimado

December 8, 2015
December 2015

near Horto, Rio de Janeiro (Brazil)

Subida do Horto para o Morro do Queimado. A subida começa no IMPA, passa pelo Solar da Imperatriz, e segue pela trilha de terra que une o Solar até a Vista Chinesa. Esta trilha é usada também pelo pessoal da bike, que desce a trilha em bastante velocidade. Cuidado! A trilha é bastante enlameada e escorregadia em alguns trechos. Da Vista Chinesa até a Mesa do Imperador a subida é feita pelo asfalto. Da Mesa do Imperador, sobem-se os degraus de pedra até encontrar uma mureta. Da mureta em diante a trilha segue em terra. Deve-se tomar cuidado para perceber a bifurcação à esquerda, que segue em direção à Pedra da Proa e o Morro do Queimado. O caminho natural parece ser para a frente! O caminho para a Pedra da Proa é bastante íngreme até um morro intermediário, desce um pouco e assim que sobe novamente encontra um trecho com pedras e uma escada de ferro de cinco degraus encravada na rocha, no topo da qual se encontra a Pedra da Proa. Os degraus são desnecessários, dado que a rocha apresenta muitos degraus naturais. A partir da Pedra da Proa a subida segue muito íngreme, com alguns lances de trepa-pedra até chegar ao topo do Morro do Queimado.

Os mirantes naturais são na Vista Chinesa e na Mesa do Imperador, com vista para o Corcovado, a Lagoa, Ipanema e o mar, na Pedra da Proa, com vista também para a Pedra da Gávea, e no topo do Morro do Queimado, se o tempo permitir.

A descida segue pelo caminho da subida até encontrar a Mesa do Imperador. Da Mesa do Imperador até a Vista Chinesa há um caminho alternativo por terra, seguindo o traçado da Trilha Transcarioca. É um traçado mais longo, e chega até a subir acima da altura da Mesa do Imperador. Passa pela bifurcação para a Ponta das Andorinhas e por uma torre de transmissão, até chegar a uma escada de madeira e o asfalto, diante da Vista Chinesa. Da Vista Chinesa até o Horto o caminho segue o traçado da subida.

Todo o caminho da descida, entre o topo do Morro do Queimado e a Bifurcação para a Cachoeira do Jequitibá, um pouco antes do Solar da Imperatriz, segue o traçado da Trilha Transcarioca, se beneficiando de sinalizações frequentes.

Photo ofBifurcação Vista Chinesa Cachoeira do Jequitibá Photo ofBifurcação Vista Chinesa Cachoeira do Jequitibá Photo ofBifurcação Vista Chinesa Cachoeira do Jequitibá

Bifurcação Vista Chinesa Cachoeira do Jequitibá

Rampa para descida de bike

Photo ofBifurcação Parque da Cidade Vista Chinesa Photo ofBifurcação Parque da Cidade Vista Chinesa Photo ofBifurcação Parque da Cidade Vista Chinesa

Bifurcação Parque da Cidade Vista Chinesa

Casa Laranja

Formigueiro

Vista Chinesa

Mesa do Imperador

Escada de pedra

Mureta

Photo ofBifucação: Pedra da Proa à esquerda Photo ofBifucação: Pedra da Proa à esquerda Photo ofBifucação: Pedra da Proa à esquerda

Bifucação: Pedra da Proa à esquerda

Descida à direita

• Photo of Natashaaps
    Natashaaps Jun 16, 2016

Trilha fácil e bem sinalizada pelo projeto transcarioca (pegadas amarelas). A vista é maravilhosa! Está em uma parte do parque não muito frequentada, então é uma trilha muito tranquila, ideal para quem curte o silêncio ao trilhar.