Morro do Porcelet

May 21, 2022
May 2022

near Parque dos Alpes, Rio de Janeiro (Brazil)

Subida da elevação de 1.441 m de altitude a partir do loteamento Parque dos Alpes, em Varginha, Nova Friburgo.

Trilha bem marcada, na realidade um provável antigo caminho de tropeiros cujo início foi alargado à máquina para cultivo de eucalipto e posteriormente pastagens. No trecho do colo, logo após a chegada ao divisor de águas, à direita, começa a subida final do trecho, mais sulcada e erodida por causa da passagem (deletéria) de motos e bikes. Neste trecho é necessário muito cuidado para não ser atropelado por um desses praticantes.

Uma vez lá em cima, o cume é amplo e gramado, oferecendo vistas em 360 graus de Nova Friburgo, outros municípios, serras, montanhas e pequeno trecho de baixada. Neste dia, conseguimos enxergar inclusive montanhas do longínquo Parque Estadual do Desengano, bem ao norte do Estado.

Enfim, um passeio leve, com belo trecho de mata e muito cênico.

Detalhe: a marcação foi interrompida por falta de bateria. Assim, o percurso ida e volta, com início no Sítio dos Vassalos, é de aproximadamente 8 quilômetros.