Morro do Capuava - Pirapora do Bom Jesus

Photo ofMorro do Capuava - Pirapora do Bom Jesus Photo ofMorro do Capuava - Pirapora do Bom Jesus Photo ofMorro do Capuava - Pirapora do Bom Jesus

33 minutes
37 minutes
November 26, 2022
November 2022

near Bairro Bandeirantes, São Paulo (Brazil)

O morro do Capuava fica em Pirapora do Bom Jesus,do alto do morro temos uma visão de 360 graus da região: a cadeia de morros da Serra do Voturuna, a cidade e o rio Tietê. A entrada é franca e tem lugar para estacionar. A estradinha que leva ao topo do morro é de terra.
Para chegar ao início do percurso, existem duas formas:
1º-Saindo da Estação Osasco da Linha 8-Diamante, vá até o terminal de ônibus, e pegue a Linha 082 da EMTU, diga ao cobrador que irá descer no Km 52.

2ºSaindo da Estação Barueri da Linha 8-Diamante, dê a volta por baixo da linha, e vá na avenida principal, de onde partem as linhas 418, diga ao cobrador que irá descer no Km 52.
No ponto de desembarque, não existe placa de ponto de ônibus, a referência é a placa do Km 52 da Estrada dos Romeiros. Descendo ali, é só seguir o caminho em frente até a estrada de terra que sobe o morro, não existe trilha. Logo mais a frente na caminhada, chega até o cruzeiro, onde se tem uma boa vista da cidade, e do monastério.
Dali é só seguir o rumo até o topo do morro, se atentando as bifurcações. A área de estacionamento é bem ampla, e é permitido acampar também, mas não pode fazer fogueira. A pista de voo é o ponto mais alto do Morro do Capuava. O caminho todo é bem exposto e não possui água, então leve seus mantimentos antes de subir, é bem fácil para quem já está acostumado, mas para iniciantes deve ser meio sofridinho.O caminho de volta é o mesmo. Divirta-se e leve seu lixo.

PictographBus stop Altitude 2,657 ft

Local que irá descer, não existe placa de ponto de ônibus, a referência é a placa do Km 52.

Nesse ponto é o início da estrada que leva até o topo do Morro do Capuava.

PictographReligious site Altitude 2,634 ft

Nesse cruzeiro da pra se ter uma boa vista da cidade de Pirapora do Bom Jesus, e o monastério que fica logo embaixo.

Vá para a direita.

Esse caminho leva até uma área de camping opcional.

PictographCampsite Altitude 2,964 ft

Área alternativa pra camping

Uma área mais reservada e longe da farofa que deve ser no alto do morro.

PictographCampsite Altitude 2,976 ft

O estacionamento é gratuito e serve como área de camping também.

Um balanço que fica bem perto de um precipício, dá pra tirar boas fotos.

Morro do Capuava

Ponto mais alto do Morro do Capuava, onde também é a pista de vôo. Pode-se ter uma vista de 360º, da cadeia de morros da Serra do Voturuna, a cidade de Pirapora do Bom Jesus e do vale do Rio Tietê.