Morro do Capitão / RS

January 25, 2023
April 2022

near Morro Azul, Rio Grande do Sul (Brazil)

Iniciamos a trilha no Recanto dos Boff, local onde também deixamos nossas motos em segurança para os próximos dias. Dividimos a trilha em duas etapas, estávamos com tempo e queríamos aproveitar bem o lugar. Saindo do Recanto você anda por uns quilômetros pela estrada, depois a direita você segue por uma plantação de bananas, e dali só seguir a trilha. No primeiro dia, fomos até o platô, próximo a um galpão, onde acampamos. No segundo dia, aí sim, alcançamos o pico. A trilha não tem muitas dificuldades, apenas alguns pontos mais íngremes e uma pequena escalaminhada. No início você anda pela mata, depois, quase chegando, a trilha é mais exposta. A vista lá de cima é linda demais, tem a visão para os cânions de um lado e no outro a vista para o litoral. Simplesmente incrível! Vale todo e qualquer esforço!

Existem alguns pontos de água pelo caminho, mas só até o platô, depois disso não vimos mais nenhum lugar para pegar. Então é bom se programar, caso fique por mais dias. O espaço lá encima é bem amplo para acampar, tem muito espaço mesmo. OBS: existe uma pequena cascata, inclusive erramos o caminho e chegamos até ela, é um bom local para se abastecer.

No dia em que fomos, a dona do Recanto, nos avisou que só estão mais permitindo a subida com guia. Aconselhamos que entre em contato com o Recanto para confirmar se a regra ainda é válida.