Morro do Araçatuba - SL ⛺

July 7, 2019
July 2019

•   3.3 1 review

near Sítio Amadeu F. de Paula, Paraná (Brazil)

Monte Araçatuba - Vias Frontal & Papanduva. Marco da Divisa.
O Araçatuba é uma das montanhas mais lindas do Paraná. Coberto pelos chamados campos de altitude, um vegetação baixa que no inverno fica toda dourada, exibe também uma vista linda para os campos do Quiriri, litoral catarinense e belezas da serra paranaense. Conhecido também por ser a montanha mais fria do Paraná, e por ser o ponto inicial ou final de uma das Travessias mais clássicas do PR-SC (Travessia do Quiriri).

Do alto dos seus 1680 metros de altitude o visual é magnífico, é possível, com tempo aberto, ver a Baía de Guaratuba e até um pedacinho do litoral catarinense. Devido ao encontro dos ventos gelados e do calor é muito comum a formação de nuvens no seu entorno.

Trilha iniciou-se na fazenda e subimos diretamente ate o Morro do Araçatuba onde foi montado acampamento. Após acampamento fomos explorar onde tem restos de um antigo Marco da Divisa dos estados, bem na base do Morro Baleia. (retornamos para não ficar escuro durante o trajeto de retorno).
No dia seguinte retornamos por outra via mais longa mas com um visual que vale muito a pena para se apreciar.

Trilha realizada com o grupo: Sem Limites!
(Aroldo, Carlise, Dayanne, Edezio, Emerson, Johnny, Mercia, Priscila, Tere, Sidney, Cida, Gustavo).

Orientações:
Lembrem-se: NÃO FAÇA FOGUEIRAS: Ao acampar as fogueiras são proibidas em locais ambientalmente protegidos. A atividade enfraquece o solo e representa uma das grandes causas de incêndios florestais.
Ao cozinhar utilize fogareiro, para iluminação use lanterna e para se aquecer, basta ter a roupa adequada ao clima do local que se está visitando.
EVITE ao máximo FUMAR e, se o fizer, sobretudo não descarte suas bitucas no caminho - bituca também é LIXO, apague-as com água e traga junto com o seu lixo.
Muita atenção ao horário de retorno (variável de acordo com a estação), leve SEMPRE lanterna e baterias sobressalentes.
Confira a previsão climática mas mantenha-se preparada para uma mudança repentina do clima.
Para sua segurança mantenha pessoas informadas sobre o seu cronograma antes de sua saída.
Sempre hidrate-se e coma bem: Água e comida são fatores que determinam a nossa existência e na trilha eles são ainda mais importantes. Crie o hábito de beber água pontualmente, mesmo que você ainda não esteja sentindo sede. Aliás, a própria sede já é um sinal de desidratação. A comida também. Alimente-se bem antes de ir e faça o cálculo de calorias e nutrientes necessários e que devem ser consumidos ao longo do dia.
Lembre-se: em ambientes naturais há riscos de diversos acidentes e a fadiga pode favorecê-los, por isso a grande importância de respeitar a si mesmo.
NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas recolha o lixo que encontrar se for possível.

Toda trilha possui seu esforço é importante conhecer seus limites.
A felicidade verdadeira deve ser compartilhada!
Respeite a natureza! Preservemos a beleza natural do mundo.

Pico

Cume

Marco Divisa

Área de descanso

Um bom local de acampamento, com direito a solo compactado e grutinha com vista panorâmica.

• Photo of Rodrigo G Nascimento
    Rodrigo G Nascimento Jun 2, 2020

Fala Johnny, tudo bem? Acompanho suas trilhas e elas são ótimas! Saberia me informar se é possível acamapar no morro da baleia? Obrigado

Johnny S Jun 3, 2020

Olá amigo muito obrigado.
    Nunca acampei neste local, mas alguns amigos já fizeram o acampamento lá eles comentaram que é um ótimo local para acampar, só tem que encontrar um local que não tenha tanta touceira para poder cravar bem os specks.
    A região realmente é belíssima.
    Desculpe não poder lhe passar mais informações do local, fico a disposição no que puder auxiliar.

• Photo of e.sborz
    e.sborz Aug 3, 2020

Olá Johnny, sabes me dizer se tem algum telefone para que possa entrar em contato com os proprietários? Gostaria de saber se estão autorizando as subidas.

Johnny S Aug 3, 2020

Olá amigo no momento estou sem contato, vou ver se consigo localizar.
    Tive a informação de 10 dias atrás que não estavam permitindo a subida devido a pandemia.
    Assim que localizar o telefone te informo.

• Photo of LucasBS
    LucasBS Aug 27, 2020

E ai Johnny! Td tranquilo? Primeiramente parabéns pelas trilhas que você posta aqui no Wikiloc! Uma pergunta sobre o lugar do acampamento do camping indicado ai, tem ponto de água próximo?

Johnny S Sep 7, 2020

Olá Lucas tem alguns pontos de água pela trilha, mas bem próximo do local do acampamento que eu me recorde não.

• Photo of diegoskel
    diegoskel Jul 26, 2021

Trilha linda de se fazer.
    Entramos na fazenda seguinte ao início da tracklog, pois a primeira está fechada. E no final do retorno, seguimos outro caminho (próximo ao ponto aonde tem a cachoeira) que indicava para o estacionamento, para realizar todo o retorno por outra via.
    Obrigado por compartilhar. Grande abraço!