Morro da Tromba (Joinville/SC)

July 9, 2016
July 2016

near Pirabeiraba, Santa Catarina (Brazil)

ATENÇÃO: os pontos estão registrados na trilha de descida, mas têm como referência a subida!

ATUALIZAÇÃO: em Maio de 2020, um trilheiro relatou que os donos do terreno não estão mais liberando a entrada. Recomendo procurar outro tracklog com caminhos altetnativos.

A trilha é curta, mas bem puxada a partir da segunda metade.
Pra chegar, pegue a terceira estrada, à esquerda, depois da Estrada Mildau (isso pra quem vai no sentido Serra).
Quase no fim dessa estrada tem uma plantação de bananas, à direita.
A entrada pra trilha fica antes desse bananal, à esquerda, logo depois de algumas casas.
Tem um espaço pra deixar o carro.
Cuidado pras bifurcações, há muitos cruzamentos de trilhas por ali - inclusive dos motoqueiros.
Um pouco depois da clareira a subida começa a ficar bem íngreme, vai ser preciso usar as mãos - e ter muito cuidado na descida.
Tem grotas pra pegar água, mas, se não tiver chovido há muito tempo, elas podem estar secas ou com pouca vazão.
No topo tem um bom espaço pra apreciar a vista - e até pra acampar.

Subida: 2h a 2h30
Descida: 1h30 a 2h

Pico

Cruzamento com outra trilha, siga reto subindo.

Corda

Tem uma trilha à esquerda. Vá até a clareira, onde tem uma boa vista, e siga reto num caminho um pouco mais fechado.

Esquerda

A trilha a pé está misturada com o caminho dos motoqueiros. Nesse ponto elas se separam, então pegue o caminho mais estreito, à esquerda.

A trilha desembocou no caminho dos motoqueiros. A partir daqui, as duas ficam misturadas por alguns metros. À sua esquerda volta a trilha deles, até o começo. À sua direita tem uma grota onde você pode pegar água. Siga reto para continuar ao pico.

Esquerda e reto

Uma trifurcação! Pegue o caminho do meio, seguindo um pouco pela esquerda e, depois, indo reto.

Esquerda

Direita

• Erico Konell May 3, 2020

Pessoal fiz essa trilha dia 03/05/2020 e o proprietário não quer mais que as pessoas acessem através da propriedade dele. Existem opções por outras estradas. Não faça fogueiras e leve o lixo embora.

julioettore May 3, 2020

Obrigado pelo toque, Erico. Vou atualizar a descrição.
    Abraço!

• Photo of corretorclovis
    corretorclovis Jun 23, 2020

Eu estava pra ir lá amanhã. Obrigado pelo aviso Erico, vou verificar essa situação.

marycrema13 Sep 19, 2020

Se for por outras estradas, quais que vou poder ir então? É cabreiro quando alguém bloqueia a entrada de uma Montanha assim. A Montanha não é dele!

julioettore Sep 19, 2020

Mary, a montanha não é, mas o acesso está na propriedade dele. Para descobrir outro caminho, pesquise no mapa, com o Wikiloc, as trilhas na mesma região.
    Abs

• Photo of Luciano Silva2020
    Luciano Silva2020 Sep 29, 2020

Eu fui la no último fim de semana, fui bem recebido la pelo pessoal da propriedade e subimos de boa,

Esse é o nomero do seu osni que mora na propriedade pra quem quiser ligar la e confirmar se esta td ok pra fazer a trilha

• Photo of Luciano Silva2020
    Luciano Silva2020 Sep 29, 2020

55 47 9648-3171

• Photo of Rodrigo Novack
    Rodrigo Novack Jul 26, 2021

Fui até a a última casa da rua e fui recebido pela Andrea, que tira o dinheiro pra viver da entrada das pessoas pela propriedade (ela é caseira). Fui de bicicleta e ela cobrou apenas R$5 pra cuidar da bici enquanto eu acampei no tromba

julioettore Jul 26, 2021

Boa Rodrigo. Valeu

marycrema13 Apr 12, 2022

Vamos subir agora neste final de semana. Sabemos que está tudo certo atualmente pra passar.

Boa temporada de Montanhismo à todos! 😁🏞️⛰️

jlsl_adm Apr 22, 2022

Oi Marycrema13, está tudo certo com a trilha? O prioritário do local de entrada está liberando o acesso?

marycrema13 Apr 22, 2022

Oi Jlsl, está sim, muito boa a trilha, acho que é a Montanha mais perfeita que já subi hehe. Fizemos em 3 horas e descida 1h30min. Sobre o acesso tem 4 entradas, mas apenas uma pode passar que é uma mulher chamada Andreia, mora no final da estrada do Tromba. Apenas precisa verificar se pode acampar, conforme Ademir da AJM não vão deixar mais.

jlsl_adm Apr 23, 2022

Obrigado pelas informações 👍

marycrema13 Apr 23, 2022

Disponha moço! 🙂✨

• Rodrigo.marks May 9, 2022

Subimos lá ontem, conversamos com a Andréa e fomos informados que o camping está liberado.

• Photo of Ivonei Da Silveira
    Ivonei Da Silveira May 24, 2022

O Obrigado.
    Vou no dia 28/5/22

jlsl_adm May 25, 2022

Tbm iremos dia 28/05... Um ótimo acampamento a todos...

Moises Ferber May 31, 2022

Fiquei animado agora que está liberado o acesso.

Mas não entendi por qual estrada. Existem 3 estradas com trilhas para o Tromba. A estrada deste tracklog é a Estrada Francisco Antônio Fleith. É nessa que mora a Andreia no final?

Obrigado

Moises Ferber May 31, 2022

Conferindo o tracklog do Rodrigo Novack, me parece que a trilha que está com a entrada aberta começa pela Estrada da Tromba, e não pela estrada indicada neste tracklog do julioetorre.

jlsl_adm May 31, 2022

Exatamente Moisés, fomos ontem e acessamos pela estrada da tromba, que fica antes da loja de Palmitos/Palmitaria, chegamos ao final da Rua encontramos um grande portão de metal aonde tem um interfone quebrado, mas que ainda funciona e fomos atendidos pela Andreia 047.9.9958.5532 que nos permitiu subir com o carro até a sede, uma casa de madeira azul que fica mais acima e lá estacionamos e pagamos uma taxa de r$ 25,00 para duas pessoas e fizemos a subida em 1:40 minutos e consideramos a trilha de nível difícil mas valeu muito a pena... elas nos passou o contato dela e disse que caso alguém tivesse interesse em subir mais cedo para ver o nascer do sol era só entrar em contato com ela.

Moises Ferber May 31, 2022

Maravilha, obrigado pelas informações detalhadas.

Próximo dia de tempo bom estarei lá. :)

• Photo of gislainecdeoliveira
    gislainecdeoliveira Jul 21, 2022

vamos conhecer a trilha no domingo, agora dia 24/07, o numero da Andreia está correto, os valores nesse momento são carro: 25 moto: 15 bike: 10. Depois atualizo aqui.

• Photo of Danny soul
    Danny soul Sep 13, 2022

Estou louco pra conhecer essas trilhas, meus amigos a maioria não tem tempo, se alguém for subir ainda este ano me chame, 4796221759.

• Photo of José Jr
    José Jr Sep 27, 2022

Alguém possui o contato da pessoa responsável pela casa que contém o acesso? Acredito que seja Andreia o nome dela, pretendo subir bem cedo neste fds. Desde já agradeço

julioettore Sep 27, 2022

Olá José
    Dá uma olhada no comentário de jlsl_adm

• Photo of José Jr
    José Jr Sep 27, 2022

Ah sim, encontrei, muito obrigado Júlio!