MORRO DA PEDRA BRANCA, Grande Florianópolis, Santa Catarina

July 22, 2022
July 2022

near Sertão do Maruim, Santa Catarina (Brazil)

Para mais detalhes, acesse meu blog.

Abaixo segue o relato da trilha:

No início da trilha há um estacionamento 24 horas. Como fomos no dia da semana, estávamos somente nós por lá. Abrimos o portão e estacionamos. Depois apareceu um rapaz que nos cobrou R$ 5 para deixarmos o carro. Nos finais de semana deve ser uma boa muvuca por lá.

Ao lado do estacionamento dava para ver a bela Pedra Branca, para onde iríamos.

Começamos a caminhada às 11 horas, em uma trilha larga, que aos poucos foi se fechando. Passamos por uma bifurcação, e seguimos a placa que indicava que a trilha era o caminho da esquerda. Mas na prática, ambos os caminhos chegariam ao cume.

A trilha é praticamente toda dentro da mata, e tem uma boa inclinação. No total são cerca de 3 km, e um desnível de 460 metros.

Passamos por dois pontos de água, com direito à canaleta para coleta. Mas achei desnecessário pegar água. A trilha é tão curta, que a minha garrafinha de 500 mL foi mais que suficiente para subir e descer, sem a necessidade de reabastecê-la.

Antes de alcançarmos o cume, encontramos uma área de acampamento dentro da mata, e também passamos por outra bifurcação que levava para a Colônia Santana.

No finalzinho, a subida ficou um pouco pior, mais inclinada. E depois de pouco mais de 1 hora de caminhada, chegamos no cume da Pedra Branca.

No topo há uma clareira, que ajuda na apreciação da bela paisagem litorânea.

No cume, tivemos uma belíssima vista da Grande Florianópolis, e da Ilha de Santa Catarina.

Do outro lado, o morro Cambirela predominava na paisagem.

Depois de curtimos o cume, retornamos pelo mesmo caminho que viemos.