Morro da Aranha + Pedra do Marimbondo

Photo ofMorro da Aranha + Pedra do Marimbondo Photo ofMorro da Aranha + Pedra do Marimbondo Photo ofMorro da Aranha + Pedra do Marimbondo

August 3, 2019
August 2019

•   5 2 Reviews

near Santinho, Santa Catarina (Brazil)

Voltinha pelo Costão do Santinho.

ROTEIRO:

Começamos a trilha pela costa, sendo muito fácil de ser seguida em todo trajeto inicial.

Optamos pela subida até o Mirante do Santinho, com um aclive acumulado razoável (fizemos algumas pausas e encontramos uma dogzínea que nos acompanhou pelo restante da trilha).

No Mirante do Santinho é possível ter uma visão ampla dos arredores, são diversos pontos panorâmicos. Nesse ponto, é necessário ter um pouco de atenção para seguir a trilha, pois esse acesso é muito mais fechado que a trilha até o momento.

Nessa descida que liga o Mirante do Santinho até as dunas (e posteriormente a trilha de ligação para a Praia do Moçambique) fica a Pedra do Marimbondo. Toda essa descida é razoavelmente fechada (mas possível de ser feita sem mapa algum), com muitos gravatás e galhadas (normal ter uns cortes nas pernas).

O acesso específico para a Pedra do Marimbondo é fácil de ser observado, todavia conforme se avança por ele, se torna mais fechado ainda. Os arredores da Pedra do Marimbondo fornecem uma visão extraordinária, mas também é possível subir na própria pedra (que exige um esforço razoável, não tem subida feita), e ter o ápice da experiência nesta trilha.

Retornando para a trilha, continua-se a descida até chegar na ligação para a Praia do Moçambique, que é bem aberta novamente.

Chegando a praia, percorre-se até a costa e a trilha continua circulando o Morro das Aranhas. Esse percurso é fácil, consiste em subidas e descidas, com várias saídas para o mar.

A trilha termina na interseção onde há a subida para o Mirante do Santinho, mas eu gravei até a Praia do Santinho.

ÁGUA:

Fiz a trilha toda apenas com um squeeze de 750ml (mas poderia ter mais água), notei alguns (poucos) pontos de abastecimento (que a dogzínea saciou a sede), mas eram fios de água miúdos, e não bebi dessa água.

SOMBRA:

No decorrer da subida até o Mirante do Santinho, e sua posterior descida até a Praia de Moçambique há vegetação alta que fornece sombra, inclusive no cume.

INFRAESTRUTURA:

Nenhuma no decorrer da trilha. Há algumas placas no início da trilha indicando os caminhos, depois não tem mais nada. Há um ponto no costão (voltando) que há uma descida com uma corda (mas é possível fazê-la sem a corda, não é tão inclinada, nem alta).

É possível vir de carro até a estrada que dá acesso a praia e deixar seu carro estacionado (público).

Ao final da trilha, voltando pela praia e subindo a estrada de acesso, haviam dois restaurantes (um com buffet a kg, e o outro com prato pronto). Os preços eram acessíveis. Eu fiz meu almoço as 14:00 horas, gastando R$ 40,00 (prato pronto de carne + tigela de açaí + cerveja de garrafa).

• Photo of ricardoapalhares
    ricardoapalhares May 18, 2020

Trilha muito divertida com diversos cenários durante o percurso.
    Iniciamos saindo do Costão do Santinho, seguindo a subida até a Pedra do Marimbondo, depois descemos até o Moçambique. A volta foi pelo costão.
    Trilha bem demarcada, tinha muitas pessoas fazendo, o que facilita na hora de pedir informações.

• Photo of Sandra Maia
    Sandra Maia Aug 8, 2020

Faremos essa trilha hoje e sua descrição dela está ótima. Tudo que precisamos. 🙏🏼🙏🏼🙏🏼Obrigada por compartilhar tão detalhadamente sua aventura para que iniciantes como nós possa ter boas dicas. Parabéns. 👏🏼👏🏼👏🏼