Morro Chapéu de Sol

July 28, 2022
September 2021

near Casa das Pedras, Paraná (Brazil)

Trilha para um cume pouco conhecido do setor sul da Serra do Ibitiraquire, mas que chama a atenção em certo ponto da descida da Estrada da Graciosa. Inicia-se no conhecido Marco 22, mas sua trilha imediatamente toma um caminho á esquerda. Seu percurso é á princípio visivelmente clara no solo, passando por alguns atoleiros, até chegar em um antigo acampamento de caçador próximo á um rio. Dali em diante, a trilha passa á trazer algumas dúvidas em alguns pontos, em que deve-se ficar atento com as fitas, sempre presentes, mas as vezes um pouco distantes umas das outras. É uma trilha onde o uso de um (ou mais) GPS/Tracklog é indispensável, pois é claramente fácil de se perder em algumas partes. O final da subida o Chapéu de Sol merece um pouco de atenção devido á uma certa exposição á queda, e seu cume é fechado por árvores e vegetação nativa. Em certo ponto á uma pequena janela, onde subindo com cuidado em uma árvore, é possível ver parte do restante do Ibitiraquire, e da Farinha Seca, embora no meu caso, acabei pegando um dia com o cume bem fechado por neblina. Por sua dificuldade de orientação, e risco alto de cobras, recomenda-se á trilha para experientes e equipados, embora seja uma trilha sem grande esforço físico.