Morro Araçatuba

February 18, 2017
February 2017

near Sítio Amadeu F. de Paula, Paraná (Brazil)

Atualizado em 25/03/2018, quando fizemos pernoite no cume.

ACESSO AO INÍCIO DA TRILHA:
Sair de Curitiba por São José dos Pinhais e pegar a BR 376 sentido Joinville. Zerar o odômetro do carro na cabine de pedágio (que fica distante 40 km do centro de Curitiba). Seguir pela estrada, passando inclusive pelas duas pontes da represa do Vossoroca. Entrar a direita exatamente 22 km depois do pedágio, na comunidade chamada “Matulão” e zerar o odômetro novamente. No km 2,8 há uma bifurcação e deve-se tomar à esquerda. Depois andar mais 2,8 km para chegar, também à esquerda, na casa da dona Feliciana (antigo sítio Amadeu de Paula). No terreno da casa é o início da trilha, e ali pode ficar estacionado o carro, mediante pagamento.

O Araçatuba é um ótimo trekking em um morro com pouco mais de 1670 mts. Só classifico como moderado pois o aclive é longo e constante, mas não há dificuldade técnica.
Como fica em uma propriedade particular (da dona Feliciana), é cobrado o valor de R$ 20,00 por carro (é bom levar dinheiro trocado), mas ao menos o carro fica seguro...
Em dias de sol é necessário estar com boné/chapéu e usar protetor solar. Isso porque, com exceção no início em mata fechada, a trilha é toda com vegetação rasteira, sem sombra.
Perto do cume havia enxames de butucas, o que nos obrigou usar repelente.
A vista lá de cima é espetacular, como se pode comprovar pelas fotografias.

PictographCar park Altitude 3,064 ft

Início

Pé do morro, ao lado do estacionamento.

Cachoeirinha

Vista

Rio

Bela Vista

Cume do Araçatuba

Photo ofVista Morro dos Perdidos e de outros morros em volta Photo ofVista Morro dos Perdidos e de outros morros em volta Photo ofVista Morro dos Perdidos e de outros morros em volta

Vista Morro dos Perdidos e de outros morros em volta

Vista Morro dos Perdidos e de outros morros. Fotos de 2017 e 2018.

• Photo of willian_wz
    willian_wz Sep 21, 2018

Saudações!
    Estamos planejando fazer essa subida, porém, nosso amigo que iria nos guiar não poderá ir.
    Minha duvida seria se é possível e seguro efetuar a subida somente com a navegação via wikiloc?
    Desde já agradeço a atenção.

Leonardo Régnier Sep 21, 2018

Olá Willian_wz
    Em vários morros e/ou trilhas eu utilizei apenas o app Wikiloc e um celular como instrumento de navegação.
    Clçaro que já houve duas ou três situações em que não funcionou direito, mas a regra (disparado) é que funcione muito satisfatoriamente.
    Enfim... eu diria que a precisão não é a mesma de um GPS Garmin (por exemplo), mas é tranquilo e suficiente.
    Ainda mais no Araçatuba, onde um desvio na trilha não te causará maiores problemas.

• Photo of Flavio Feltrim
    Flavio Feltrim Jul 22, 2019

Fácil acesso pela BR376 sentido Curitiba-Garuva. Local tem estacionamento, com taxa de 15 reais por pessoa. Para o ataque, a subida pode demorar 2:30h em ritmo moderado. É uma montanha "de cara" para o vento sul, portanto subir em dias frios pode garantir sensação térmica bem baixa devido ao vento, além de se deparar com poças congeladas. Não necessita de equipamentos de escalada e tem duas trilhas para o cume: uma mais curta e íngreme e outra mais suave e longa. Vale a pena o passeio!

Leonardo Régnier Jul 23, 2019

Agradeço a complementação Flavio Feltrim!

• Photo of e.sborz
    e.sborz Aug 3, 2020

Olá Leonardo, sabe se tem algum telefone para contato com os proprietários? Pelo fato da pandemia gostaria de verificar se estão autorizando a subida .

Leonardo Régnier Aug 3, 2020

Bom dia "e.sborz"
    Não tenho telefone de contato, mas pode ir tranquilo porque eles estão liberando o acesso.
    Eu estive lá no começo de junho e subi sem problema.

• Photo of Itamar Zampieri
    Itamar Zampieri Oct 11, 2020

Trilha iniciada as 5:00 am, mesmo sendo a primeira vez no Araçatuba, não tivemos dificuldades desde o momento de ter às informações de chegada e acesso de Curitiba Até o estacionamento da Chácara, saindo de Curitiba sentido Joinville, entrada à direita 22 km depois do primeiro pedágio na Comunidade Matulão, segue estrada de chão por 2,8 km, na bifurcação pega a esquerda e segue mais 2,8 km até o Sítio Amadeu de Paula, estacionamento está a direita com banheiro disponível. A trilha inicia dentro da propriedade , tem uma placa escrito Montana, trilha bem definida. Distância até o cume em torno de 4 km. Não podemos comentar sobre a vista por conta do mau tempo.

• Larissa Rosa 1 Oct 20, 2020

Tem algum horário que abre para poder entrar na trilha ou indo em qualquer horário consigo acesso ?

• Photo of Milena Mello
    Milena Mello Apr 1, 2021

Trilha linda demais. Nível fácil para moderado.

• Photo of diego_marquesgtr
    diego_marquesgtr Jun 19, 2023

Uma trilha incrível! Se for em época de frio leva muita roupa de frio, por que lá em cima é um frio da bexiga kkk Mas vale a pena!