Photo ofMorro Anhangava, volta pelo Morro da Samambaia, Cachoeira e Pedreira. 27/11/2021 Photo ofMorro Anhangava, volta pelo Morro da Samambaia, Cachoeira e Pedreira. 27/11/2021 Photo ofMorro Anhangava, volta pelo Morro da Samambaia, Cachoeira e Pedreira. 27/11/2021

1973
November 27, 2021
November 2021

•   5 4 Reviews

near Borda do Campo, Paraná (Brazil)

O Morro do Anhangava é um morro localizado na Serra da Baitaca, no município de Quatro Barras, Paraná (Brasil). Em língua tupi-guarani, o morro significa Morada do Diabo, com uma altitude de 1420 metros.
Na face oeste da Serra da Baitaca, no Distrito da Borda do Campo em Quatro Barras, é possível encontrarmos com facilidade um conjunto de pequenas cachoeiras. Uma na estrada da Baitaca, outra no Campo do Asa delta e duas no entorno do Morro Anhangava. Uma delas fornece água Captada e Tratada pela Estação de Tratamento de Água da Borda do Campo, localizada no Pinheirinho.

--SEJA RESPONSÁVEL--
- Você é o principal responsável por sua saúde e segurança. Preste atenção onde pisa, onde senta e onde se segura. Cobras, aranhas e outros animais potencialmente perigosos geralmente são encontrados na área e constituem riscos reais em qualquer área natural, especialmente nas estações de primavera e verão.

- Traga todo o seu lixo de volta.
- Não desmate, não tire plantas nativas.
- Não faça fogueiras.

--Avaliação da trilha--
Dificuldade Física: Fácil
Dificuldade Técnica: Fácil
Navegação pelo Wikiloc: Fácil

Deixe seu comentário ou sua sugestão.
Em caso de dúvida ou mais informações fico à disposição.

PictographMountain pass Altitude 4,367 ft

• Photo of Viezer trilhas
    Viezer trilhas May 9, 2022

Exige um pouco de preparo físico e que não seja sedentário que deseja fazer essa trilha, em bora, o nível técnico seja de fácil para moderado.

• Photo of luci rod
    luci rod Jun 13, 2022

Circuito muito bacana. Marcações precisas.

Eu fiz essa trilha.

• Photo of NUNESJOAO
    NUNESJOAO Jun 23, 2022

Uma ótima opção para começar a pratica do montanhismo.

Vildjoen S. S Jun 24, 2022

Olá Viezer trilhas, pois é sedentário terá uma certa dificuldade, recomendo algo mais fácil dai como Morro do Cal.
    Obrigado pelo comentário, boas trilhas.

Vildjoen S. S Jun 24, 2022

Olá luci rod, foi tranquilo em sua trilha, ela e bem marcada.
    Boas trilhas.

Vildjoen S. S Jun 24, 2022

Fala NUNESJOAO, valeu a parceria.
    Bora para próxima.

Edgar V.A. Feb 26, 2023

Grande Vildjoen! Mais uma trilha que curti muito! Comecei 6h10 e os estacionamentos e a rua já tinham muitos carros, já deu para imaginar que a trilha estaria movimentada. Dia tava com céu aberto, mas temperatura tranquila então o tempo não foi um problema. Eu fiz essa trilha sozinho e acredito que isso possa ter feito eu dar mais atenção ao cansaço, principalmente no trecho final com aquelas rampas de rocha. Os trechos com grampos confesso que esperava algo mais tenso. Pra mim os grampos do morro do canal foram mais tensos até. Vista sensacional! Principalmente das montanhas da serra do Ibitiraquire e do Marumbi! Dá pra ter uma noção do desafio que são! Ali de longe só pensava que tem que ter disposição pra vencê-las, mas chego lá. A volta pelo Samambaia foi muito tranquila! Encontrei algumas pessoas subindo. Eu acho um ótimo caminho para voltar para quem tenha ficado preocupado com os grampos e rampas. É praticamente uma escadaria. Chegando nas cachoeiras as coisas ficaram um pouco estranhas. Estava "encarneirando" um casal até a primeira cachoeira e vi por onde eles seguiram, mas decidi ir para a cachoeira já que eles passaram direto. Na hora de ir embora voltei para trilha por onde eles seguiram e aí percebi que estava seguindo um caminho paralelo ao que você seguiu. Olhando pelo mapa imaginei que vc tivesse descido seguindo o curso do rio. Foi isso mesmo? Fiquei em dúvida porque quando cheguei na segunda cachoeira não consegui enxergar um caminho. "fácil" seguindo ao lado do rio. Ou era muito íngreme e liso ou era mato fechado. Pelo que me pareceu pelo menos. Outra coisa que eu estranhei mais no final da trilha foi que a distância percorrida por mim deu 9,47km, quase 2km a menos do previsto. Estranhei porque por mais que nos cumes e nas cachoeiras a gente acabe indo ver coisas diferentes, 2km é muita coisa! Mas confesso que na volta o modo chegada pro pastel já tá ligado e até achei bom. Levei 3h48min para trilhar tudo. O garmin e o strava dão tempos diferentes em movimento. Garmin: 2h2min e strava 2h45min. Eu não medi isso, mas acho que o strava faz mais sentido. Meu objetivo não é fazer rápido e sofrido, mas sim puxar o máximo que der nas subidas mas descansando quando sinto que preciso parar. Estou tentando entrar em forma hahahaha. A subida do Anhangava foi em 1h20min com um congestionamento providencial nos grampos, quase decidi abrir uma barraca de bebidas geladas ali. Trilha família! Muitas crianças e pessoas com os mais diversos tipos físicos. Recomendo demais! Qual a próxima recomendação para mim Vildjoen?? Abraço!

Edgar V.A. Feb 26, 2023

E faltou relatar! Essa foi a primeira trilha que fiz com calçados apropriados rsrsrs. Melhor aquisição! A bota me permitiu andar com muito mais confiança. Durante a subida puder perceber a aderência muito superior dela e já ganhei confiança nisso. Antes eu sempre escorregava pelo menos 2 vezes, por mais simples que fosse o caminho. E a bota é impermeável também, então não tive que me preocupar em não molhar o pé e isso ajudou bastante no deslocamento. Recomenda alguma outra coisa?

Vildjoen S. S Feb 27, 2023

Fala nobre Edgar, quase fui fazer a trilha do Anhangava domingo também, não fui devido a um imprevisto, ia pegar o amanhecer lá, daí minha lanterna fui para as “cucuias”.
    Que show que tenha gostado, fico surpreso que achou mais fácil os grampos, a maioria da uma pipocada porque são vários e seguidos.
    A questão da cachoeira e assim, vindo do Anhangava você chegara na 2 queda de agua, vindo pela lateral no barranco mesmo vem seguindo até chegar na queda de baixo, ai você ira fazer a trilha de quem faz o morro Pão de Loth.
    Ae sim, agora com bota é sucesso. Recomendação de material, segunda pele ajuda no calor e frio, lanterna cabeça, eu não era adepto da calça leg, ia somente de bermuda, mas te falo que mudei de opinião, protege muito as pernas e não atrapalha na caminhada, coloco com bermuda.
    Os Capivaris já fez, Capivari Mirim, Capivari Médio e o Grande?

Boas trilhas.

Edgar V.A. Feb 28, 2023

Show! Uma galera costuma ir pra pegar o amanhecer lá, né? Estive pensando nisso também, mas acho que vou deixar para o inverno. Pra eu acordar antes das 4h tenho que dormir cedo rsrsrs. Comprei uma calça! Foi a primeira vez que usei. Antes só ia de bermuda também. Gostei! E ela dá pra fazer de bermuda também, então gostei dessa praticidade. Ainda não fiz os Capivaris! Vou colocar na lista! Abraço!