Morrão via Águas Claras PN Chapada Diamantina

Photo ofMorrão via Águas Claras PN Chapada Diamantina Photo ofMorrão via Águas Claras PN Chapada Diamantina Photo ofMorrão via Águas Claras PN Chapada Diamantina

March 6, 2024
March 2024

near Rio Grande, Bahia (Brazil)

LEIA COM ATENÇÃO

Primeira informação mais importante: Recomendo fortemente a contratação de um condutor de turismo de aventura

O caminho da subida do Morrão é
pouco utilizado, então não é muito marcado e em seu topo a vegetação misturada com os lajedos deixa a navegação um pouco mais difícil

Considerei a caminhada como difícil por se tratar de um bate e volta de 26km (deu 13 só de ida)

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

- não faça essa trilha depois de chuvas, a subida do Morrão basicamente é por onde a água escorre e, nesse caso, fica muito perigosa
- também não faça essa trilha se tiver medo de altura, alguns pontos da subida é bem íngreme e na descida fica meio vertiginoso
- não acampe fora das áreas destinadas para isso, exceto em emergência;
- evite fazer fogueiras, leve seu fogareiro para fazer sua comida, evitando assim risco de incêndios florestais e diminuindo o impacto causado por fogueiras;
- não defeque perto da área de camping e lembre-se de levar uma pázinha para enterrar suas fezes; se for usar papel higiênico, leve ele embora com você; lembre-se, você está na montanha e é nela onde há muitas nascentes das águas que bebemos então se trata de uma área muito sensível
- não lave panelas e utensílios no camping, pegue água e lave longe;
- não deixe restos de comida no chão e leve todo seu lixo orgânico de volta;
- cuide da natureza e do espaço que você utiliza, isso se chama respeito e todos merecem ter um lugar gostoso para caminhar/acampar como você o encontrou

A TRILHA

Saí da Vila do Capão e caminhei aproximadamente 6km até a entrada da trilha de Águas Claras, depois do Riachinho de Lençóis. Essa parte é tranquila porque é toda em estrada de terra e se der sorte dá até pra pegar carona ou ir de mototaxi

Já na trilha segui até cruzar o primeiro rio, logo após cruzar é importante subir a direita, seguindo por uma área com bastante erosão. Esse caminho todo é bem tranquilo, com pouca variação de altimetria e poucas pedras.

Após algum tempo caminhando cheguei em um córrego com uma sombra boa pra descansar e tomar um fôlego (esqueci de registrar ele no Wiki, mas ele é o ÚLTIMO PONTO DE ÁGUA antes de começar subir o Morrão). A trilha segue cruzando esse córrego e depois de uns 15 minutos chega na bifurcação que segue para a subida do Morrão (se seguir reto vai para Águas Claras).

Dessa bifurcação até o pé da subida são mais 2km aproximadamente. Ainda em terreno tranquilo.

É perceptível quando a subida começa, o caminho é meio fechado e o ganho de altimetria é constante e elevado. Tem uma hora que você sobe numa parte que vai se fechando em rochas e a trilha segue à direita.

Daí pra frente não tem muito erro até chegar numa bifurcação onde segui pra esquerda com a intenção de ir no Cume Norte (acho que a direita vai pro Cume Sul).

Logo após é possível ver a área de camping que fica bem na sela do Morrão, dali continuei seguindo rumo ao Cume Norte, no começo o caminho é meio óbvio mas depois perdi um pouco a trilha, mas acabei encontrando depois. Lá mais perto do Cume a navegação fica mais complexa por causa da vegetação parecida e por causa dos lajedos.

Espero que tenha conseguido e viva as montanhas!