Monte Roraima - Dia 5/RR - Marcelo

October 2, 2022
September 2022

near Arabopó, Estado Bolívar (Bolivarian Republic of Venezuela)

Para mais informações e dicas:

==x==
O cronograma da aventura de subir o Monte Roraima em 6 dias foi:

Dia 01 - 21/09/22 - RJ x RR.
Saída do Rio de Janeiro pegando um avião até Brasília e depois outro avião até a cidade de Boa Vista. Peguei um Uber até o Hostel Roraima. Recomendo usar o app "Indrive" em vez do "Uber". Uber tem poucas opções e sai mais caro.

Dia 02 e 03 - 22 e 23/09/22 - Passeio por Boa Vista.
Dia de passeio na capital! Conheci o portal do milênio, complexo Ayrton Senna, Selvinha Amazônica, a UFRR, o bar da familia boa vista, a orla tauman, o mirante da Edleusa, o monumento aos pioneiros, o monumento aos garimpeiros, a catedral e o marco cívico.

Dia 04 - 24/09/22 - Monte Roraima - Boa Vista (BR) x Paratepuy (VE).
Ponto de encontro no aeroporto as 4 da manhã, onde pegamos uma van até a fronteira. Lá encontramos o 4x4 da empresa "Roraima Destiny", que nos levou até o centro de Santa Helena de Uiarém para os preparativos iniciais. De lá, pegamos a estrada até a aldeia indígena Paratepuy. Após as orientações iniciais e um lanche bem reforçado, começamos a andar até o acampamento Rio Tek.

Dia 05 - 25/09/22 - Monte Roraima - Acampamento Rio Tek x Acampamento Base.
Neste dia tem que atravessar 2 rios. A dica é usar apenas meias como calçado. Isso mesmo, só meias nos pés! Nem sapatilhas aquáticas são tão eficientes quanto. Isso porque as pedras nos rios são MUITO escorregadias. Usando apenas meias, não escorrega absolutamente nada. É uma ótima dica dada pelos guias.

Dia 06 - 26/09/22 - Monte Roraima - Acampamento Base x Acampamento no Hotel Principal.
Dia de chegar no topo do Monte Roraima! Passamos pela escultura natural da America Latina esculpida na parede, uma pequena cachoeira, o primeiro contato com o monte, el mirador, o passo das lágrimas, e finalmente o topo. Acampamos no "Hotel Principal". Se o tempo estivesse aberto, ainda daria para ir no La ventana e na Jacazzi. Como não estava muito aberto, fomos só no cume do Maverick, que é o ponto mais alto do Monte Roraima e depois descansamos.

Dia 07 - 27/09/22 - Monte Roraima - Conhecendo o tepuy Roraima.
Neste dia o grupo teve 2 opções: ficar descansando por ali e aproveitar a Jacuzzi e o mirante La Ventana; ou passar 8h andando indo até o mirante Abismo, Valle dos Cristais, Tríplice Fronteira e El Fosso só com mochilinha de ataque. Só eu que escolhi essa opção de andar por 8h. Resto do grupo preferiu ficar por ali curtindo.

Dia 08 - 28/09/22 - Monte Roraima - Atrativos iniciais do Roraima e a Descida.
Neste dia começaria a nossa descida. Como andamos bem no dia anterior, o guia Elio e eu resolvemos ir até o mirante La Ventana e a Jacuzzy. O restante do pessoal resolveu ver o nascer do sol no cume do Maverick. Depois disso, começamos a nossa descida até o acampamento Rio Ték. Pro nosso grupo, foi o dia mais cansativo de todos.

Dia 09 - 29/09/22 - Monte Roraima - O caminho final.
Dia de despedida do monte. Saímos do acampamento Rio Tek e voltamos até o ponto de de controle. Revista rigorosa para saber se não estávamos levando nenhum cristal. De lá, fomos até San Franscisco de Yuruaní para almoçar e comprar lembrancinhas indígenas. Depois, estrada até a fronteira para nos despedimos dos guias. Em sequência, mais uma van até o centro de Boa Vista em uma estrada terrivelmente ruim. Estradas da Venezuela são melhores que a do Brasil.

Dia 10 - 30/09/22 - Boa Vista x Rio de Janeiro
Dia de ficar um pouco mais de bobeira em Boa Vista e depois voltar pra casa.

Mais informações e dicas:

28/set/2022 07:25:08

28/set/2022 08:53:59 - estava um pouco nublado

28/set/2022 12:15:29

28/set/2022 15:42:21 - quase perdi meu celular ali. Calça impermeável que salvou. Esqueci de colocá-lo na mochila pra atravessar o rio.

Photo ofAcampamento Rio Ték - fim do 5 dia. Photo ofAcampamento Rio Ték - fim do 5 dia. Photo ofAcampamento Rio Ték - fim do 5 dia.

Acampamento Rio Ték - fim do 5 dia.