MONTAÑA DE SANABRIA: CUATRO CIMAS DE DOS MIL (2ºDÍA)

Photo ofMONTAÑA DE SANABRIA: CUATRO CIMAS DE DOS MIL (2ºDÍA) Photo ofMONTAÑA DE SANABRIA: CUATRO CIMAS DE DOS MIL (2ºDÍA) Photo ofMONTAÑA DE SANABRIA: CUATRO CIMAS DE DOS MIL (2ºDÍA)

1952
November 24, 2020
November 2020

near Ribadelago, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

MONTAÑA DE SANABRIA: CUATRO CIMAS DE DOS MIL

Voltamos ao Parque Natural del Lago de Sanabria para um trekking de dois dias pelas Serras de Cabrera e Segundera que intitulamos de MONTAÑA DE SANABRIA: CUATRO CIMAS DE DOS MIL. O Parque Natural, criado em 1978, situa-se no extremo noroeste da Província de Zamora, no limite com a Galiza e Portugal. Abrange uma paisagem que foi modelada pela ação dos glaciares da Era Quaternária. Desde os seus altos cumes desprenderam-se várias línguas glaciárias de impressionante tamanho que ao retroceder, deixaram a descoberto profundos vales em U, moreias e um importante conjunto de lagos. De entre eles destaca-se o Lago de Sanabria, que com uma área de superfície de 368 ha, é o maior lago glaciar da Península Ibérica.

Os maciços de Segundera e Cabrera constituem um arco orográfico muito importante no extremo noroeste da província de Zamora, com cumes que ultrapassam os dois mil metros de altitude. Esta zona montanhosa, constituída por materiais muito antigos destacados pela orogenia alpina, carateriza-se por apresentar formas muito pesadas, sem grandes variações altimétricas como consequência do arrasamento dos seus cumes, com uma ausência quase absoluta de picos e crestas.

As serras de Segundera e Cabrera são na realidade dois blocos gigantes (Horst) elevados por pressões tectónicas marcadas por essas antigas linhas de fraturas ou falhas, que no caso de Segundera seguem direção norte-sul, enquanto que nas da Cabrera são de este-oeste. A confluência de ambos os alinhamentos ocorre no circo do Rio Tera, por isso não é de estranhar que seja precisamente aqui onde se alcançam as maiores alturas, com Peña Trevinca (2127m) como cuspideira máxima.

Foi neste modesto cenário subalpino que realizamos os quatro cimas de dois mil metros de altitude, coroando assim alguns dos cumes mais emblemáticos do Circo do Rio Tera: Peña Survia (2112m), Peña Negra (2121m) e Peña Trevinca (2127m) e do Circo da Laguna de Lacillo: Las Tres Marias (2029m) e Moncalvo (2044m). Atividade de dois dias, realizada em autonomia, com pernoita no refugio sem guarda da Majada de Trefacio.

2º DIA
MONTAÑA DE SANABRIA: LAS TRES MARÍAS (2029m) E MONCALVO (2044m)

O segundo dia da atividade MONTAÑA DE SANABRIA: CUATRO CIMAS DE DOS MIL estava destinado à ascensão ao Moncalvo, ponto culminante do Circo da Laguna del Lacillo e anfiteatro natural de grande beleza.

Iniciamos a jornada pouco depois do nascer do sol. Saímos do refugio da Majada de Trefacio (1595m), local onde pernoitamos sem qualquer sobressalto e seguimos o itinerário da GR-84. Rapidamente chegamos ao Embalse de Vega de Conde (1590m) e ao seu refugio. Continuamos pelo amplo caminho da GR-84 por aproximadamente mais 800 metros, aí seguimos por um trilho mariolado de pé posto, à nossa direita, que quase passa despercebido.

Seguimos o trilho de pé posto, por vezes mal definido, que avança paralelo ao Arroyo Azul, fazendo uma volta de 90º em direção à Laguna de Lacillo (1965m), uma das mais acolhedoras lagoas de origem glaciar de todo o maciço da Segundera. As vistas são magnificas sobre o seu circo, verdadeiro anfiteatro natural, onde se destaca o Moncalvo pela sua face quase vertical.

AQUI, COMEÇA O TROÇO DE MAIOR DIFICULDADE DE PROGRESSÃO DEVIDO À DENSA VEGETAÇÃO QUE ENCONTRAMOS. CONTINUAMOS A SEGUIR UM TRILHO DE PÉ POSTO, CADA VEZ MAIS MAL DEFINIDO, QUE EM VÁRIAS ALTURAS SE ENCONTRAVA COMPLETAMENTE FECHADO. SÃO 500 METROS DE DIFÍCIL ANDAMENTO! SÓ COM PERSISTÊNCIA E FOCADOS NO OBJETIVO SE CONSEGUE PROGREDIR… NÃO DESISTIMOS E FOMOS ABRINDO CAMINHO POR ENTRE A VEGETAÇÃO DE "ESCOBAS". TROÇO NÃO RECOMENDÁVEL, PRINCIPALMENTE PARA GRUPOS.

Sempre que a vegetação nos permitia desfrutamos das magnificas panorâmicas sobre o Circo da Laguna del Lacillo e o longo ombro que forma a cumeeira desde Las Tres Marías até ao Moncalvo. Sensivelmente ao km 4,6 do trilho a vegetação era demasiado densa pelo que rodamos a nordeste onde encontramos uma vegetação muito rasteira que permitiu a progressão até ao collado (1930m). Aqui encontramos um caminho de pé posto bem definido que seguimos pela cumeeira até Las Tres Marías (2029m). Paramos para uma merecida pausa e reforço da manhã enquanto apreciávamos as espetaculares vistas sobre o vale e Circo da Laguna del Lacillo, perspetiva simplesmente deslumbrante!

Agora é só desfrutar da vista e seguir o cordal sem qualquer dificuldade até alcançarmos o nosso objetivo: Moncalvo (2044m), com o seu marco geodésico. Algumas fotos da praxe para coroar a ascensão e iniciamos o regresso seguindo em direção a sudoeste sobre vegetação muito rasteira até ao collado (2003m) onde rodamos à esquerda para a nascente do Arroyo del Rubio, onde aproveitamos para reabastecer de água.

Junto ao Arroyo del Rubio encontramos um trilho de pé posto que, sempre a descer, e sem qualquer dificuldade, seguimos paralelamente ao arroyo até à Majada de San Justo (1900m). Aqui abandonamos o arroyo e continuamos por Rábano, passando por entre as Lagunas de Rábano e de Aguas Cernidas (1811m) onde fizemos a pausa de almoço. Lugar idílico, de profunda tranquilidade, onde os raios de sol convidavam a uma longa pausa. Mas não é aconselhável, ainda nos falta uma longa caminhada até terminar a jornada e os dias já são curtos…

O trilho prossegue ao longo do vale, passa por um curral e cabana de pastores (Chozo de Pastyores) e continua descendente até voltar a encontrar o Arroyo del Rubio (1693m) o qual atravessamos para alcançar o caminho florestal da GR84 que desce a encosta até ao Embalse de Vega de Tera (1559m) e nos proporciona magnificas panorâmicas sobre a albufeira e sua barragem. Seguimos o amplo caminho da GR-84 até ao km 15,8 onde deixamos a GR-84 e seguimos à direita um caminho de pé posto que atravessa o rio Tera e a zona de El Rubio.

O caminho torna-se progressivamente bem definido e, sempre a subir, seguimos até ao Alto del Borzabuelo (1770m) e daqui para o Collado de La Ventosa (1830m). Já se começa a ver o parque de estacionamento, sinal de que trilho está prestes a terminar, sem dificuldade seguimos o caminho em direção à Laguna de Los Peces onde terminamos esta aventura - MONTAÑA DE SANABRIA: CUATRO CIMAS DE DOS MIL!

FICHA TÉCNICA DA ETAPA
Realização: 22 de novembro de 2020
Percurso: Refugio de la Majada Trefacio - Vega de Conde - Laguna del Lacillo - Las Tres Marías – Moncalvo - Majada de San Justo - Rábano - Vega de Tera - El Rubio - Alto del Borzabuelo - Collado de la Ventosa - Aparcamiento Laguna de los Peces
Distancia: 21,3 km
Duração: 7h27min
Tempo em movimento: 5h12min
Tempo parado: 2h15min
Movimento médio: 4,1km/h
Acumulado positivo: 1020m
Acumulado negativo: 898m

TRILHA DAS ETAPAS
MONTAÑA DE SANABRIA: CUATRO CIMAS DE DOS MIL (1ºDÍA)
MONTAÑA DE SANABRIA: CUATRO CIMAS DE DOS MIL (2ºDÍA)

TRILHAS REALIZADAS PELA ZONA
MONTAÑA DE SANABRIA: CUATRO CIMAS DE DOS MIL
GR-84 MONTAÑA DE SANABRIA EM TRÊS ETAPAS
PEÑA TREVINCA DESDE LAGUNA DE LOS PECES
ASCENSÃO A PEÑA TREVINCA E REGRESSO POR LAGUNA DE LACILLO
SENDA DE LOS MONJES, CAÑÓN DEL RIO TERA E CUEVA DE SAN MARTÍN
PEÑA TREVINCA DESDE PORTO DE SANABRIA
EL PICÓN DESDE LAGUNA DE LOS PECES

Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

MONCALVO (2044M)

ARROYO DEL RUBIO

MAJADA DE SAN JUSTO

Photo ofLAGUNAS DE RÁBANO Y AGUAS CERNIDAS (IZ) Photo ofLAGUNAS DE RÁBANO Y AGUAS CERNIDAS (IZ) Photo ofLAGUNAS DE RÁBANO Y AGUAS CERNIDAS (IZ)

LAGUNAS DE RÁBANO Y AGUAS CERNIDAS (IZ)

CHOZO DE PASTYORES

CRUCE ARROYO DEL RUBIO

VISTA EMBALSE VEGA DE TERA

MONUMENTO VEGA DE TERA

CRUCE RÍO TERA

ALTO DEL BORZABUELO

ARROYO DEL SERRADEIRO

COLLADO DE LA VENTOSA (LAGUNA)

ARROYO DE LOS COVADOSOS

PARKING LAGUNA DE LOS PECES

• Photo of PicosAlpinos
    PicosAlpinos Aug 25, 2021

Trekking com o melhor da Montanha de Sanabria.
    Atenção: trilho difícil pela distância a percorrer e acesso ao "Collado" que antecede Tres Marias.