Montalvão - TAR - PAP FITAS

May 3, 2022

near Montalvão, Portalegre (Portugal)

PictographCastle Altitude 1,101 ft

castelo

Erguido no cimo, nordeste alentejano, num local privilegiado e dominante, próximo da convergência dos rios tejo e sever, e da fronteira com Espanha. O castelo de Montalvão, de características medievais, foi construido no século XII/XIII, para defesa da fronteira leste de Portugal, articulando-se com outras fortificações da beira e do Alto Alentejo, interligados por varias atalaias. No século XVII, durante a guerra da restauração, Montalvão integrava-se na primeira linha de fortificações, sendo um dos castelos que impedia e controlava os itinerários a norte do caia, tendo sofrido algumas reformulações.

PictographReligious site Altitude 1,101 ft

Igreja Matriz

Dedicada a Nossa Senhora da Graça, a igreja matriz matriz de Montalvão, que foi comenda da ordem de cristo, destaca-se na malha urbana pela imponência dos seus volumes. Edificada no século XIV ou final do século XII, ficou concluida em 1568, tendo sido depois objeto de campanhas de obras da época quinhentista e barroca. Já no século XX, outras intervenções, certamente de consolidação e restauro, alteraram a estrutura de apoio quer das naves laterais quer do coro.

Praça de Touros

A praça de touros de Montalvão foi construída pelo povo e entregue á Santa Casa da Misericordia. Foi construída em 1933, com inauguração no dia 7 de setembro daquele ano, propositadamente para as festividades populares em honra da Nossa senhora dos remédios, já que nessa data memorável á obra não se encontrava totalmente concluida. Desde então, a realização destas touradas passou a estar associada ás festividades populares da Nossa senhora.

Ermida Srª Remédios

O orago ou padroeira da freguesia de Montalvão, ou seja, Montalvão e a sua igreja matriz estão dedicadas a Nossa senhora das graças A maior devoção das montalvanenses, desde tempos quase imemoraveis recai sobre a nossa senhora dos remédios, em honra da qual foi erigida uma pequena igreja ou capela a que se deu o mesmo nome. A festa em honra da nossa senhora dos remédios é uma das maiores manifestações culturais de Montalvão.

Abrigo em Xisto

Ao longo adas encostas do vale do Sever encontram-se algumas construções tradicionais, antigamente destinadas a albergar os lavradores que por ali trabalham, quando estes eram surpreendidos pela chuva ou pelo sol abrasador, e que hoje servem apenas de refugio temporário a pescadores

Azenha do Artur

Integralmente construída em xisto, é uma estrutura onde antigamente se fazia a moagem do trigo cultivado nos montes em redor do Sever, hoje totalmente submersa pela barragem de Cedilho.

Azenha da Nogueira

Tal como a azenha do Artur também a azenha do Nogueira é construída em xisto, onde antigamente se fazia a moagem do trigo cultivado nos montes em redor do Sever, hoje totalmente submersa pela barragem de Cedilho.

Miradouro

Ruinas Capela Santa Margarida

Museu Vintage

“Montalvao Vintage- reviver o passado” é o nome deste novo espaço, instalado na escola E.B.1 de Montalvão, e que pretende homenagear os tempos do antigo ensino, a atividade agricola e as tradições locais. A valorização e recuperação da antiga escola de Montalvão teve como objetivo principal preservar a memoria mediante uma intervenção baseada em repor os elementos degradados adicionando outros novos.