Monsanto (Trilho 10 - Encosta da Pimenteira - Alcântara)

Photo ofMonsanto (Trilho 10 - Encosta da Pimenteira - Alcântara) Photo ofMonsanto (Trilho 10 - Encosta da Pimenteira - Alcântara) Photo ofMonsanto (Trilho 10 - Encosta da Pimenteira - Alcântara)

April 23, 2022
April 2022

near Bairro do Alto da Ajuda, Lisboa (Portugal)

Percurso circular com início e final no Parque Infantil do Alvito, em Monsanto, Lisboa, bem marcado pelo marco com lista amarela (trilho 10 de Monsanto).

Começa por seguir por entre a floresta típica de Monsanto, um refúgio citadino, com o muro da Tapada da Ajuda ao lado.

Breve desvio ao percurso oficial para apreciar o bonito Anfiteatro Keil do Amaral e a sua vista para o Tejo, Ponte 25 de Abril e Cristo-Rei.
Após uma voltinha que nos deixa novamente junto ao Parque do Alvito, novo breve desvio para mais um miradouro, desta vez o da Escarpa, com as torres das Amoreiras logo diante.

Pouco depois este percurso oficial segue durante tempo demais paralelo à A5, tornando o que era recolhido num momento desagradável sempre acompanhado do barulho dos carros. Salva termos ainda algumas belas árvores para apreciar.

Continuamos rente a uma estrada, agora a do Clube de Ténis, até chegarmos ao bairro do Alvito. Desenhado em 1937, durante o Estado Novo, ainda hoje é evidente o modernismo dos edifícios deste bairro de casas económicas. Destaque para o edifício central ao bairro, a antiga escola primária e biblioteca no topo do jardim (hoje Teatro Lanterna Mágica),e para o seu miradouro com uma vista mesmo sobre a Ponte sobre o Tejo (este miradouro está, no entanto, muito pouco valorizado; o que é uma pena, pois a zona merecia muito mais).

Regresso e final junto à entrada do Parque Infantil do Alvito, um símbolo para todas as crianças que cresceram em Lisboa nos últimos 50 / 60 anos. Projectado nos anos 1950 pelo arquitecto Keil do Amaral, foi o primeiro parque construído exclusivamente para crianças em Portugal.

Por seguir demasiado tempo junto a estradas, algumas muito movimentadas, este não será o percurso mais interessante e descontraído de todos os que existem no incrível Monsanto.

Miradouro da Escarpa

Photo ofAlvito - Teatro Lanterna Mágica (antiga escola primária) Photo ofAlvito - Teatro Lanterna Mágica (antiga escola primária)

Alvito - Teatro Lanterna Mágica (antiga escola primária)