GR 54 Grande rota do Carso | Moitas Venda - Nascente do Almonda - Etapa 5 de 9

Photo ofGR 54 Grande rota do Carso | Moitas Venda - Nascente do Almonda - Etapa 5 de 9 Photo ofGR 54 Grande rota do Carso | Moitas Venda - Nascente do Almonda - Etapa 5 de 9 Photo ofGR 54 Grande rota do Carso | Moitas Venda - Nascente do Almonda - Etapa 5 de 9

December 17, 2022
December 2022

near Moitas Venda, Santarém (Portugal)

A GR54 Grande Rota do Carso é um percurso pedestre que fizemos atravessando o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
A rota homologada compreende uma distância total de 125 km, dividida em 6 etapas de mão única. No nosso caso, devido a questões logísticas e climatéricas, dividimos essa distância por 9 etapas.
Aqui ficam algumas notas sobre a nossa quinta etapa (Moitas Venda - Nascente do Almonda).

Com uma distância aproximada de 15 km, foi percorrida entre a aldeia de Moitas Venda, concelho de Alcanena, e a Nascente do Almonda, já no concelho de Torres Novas.
O percurso desenrolou-se essencialmente por caminho de pé posto e estradão.
Iniciou-se nas Moitas Venda subindo por uma estrada de asfalto até à Capela de Santa Marta. Esta estrada surgiu como alternativa ao trilho original que ainda se encontrava interdito pelo perigo de derrocada.
Do miradouro de Santa Marta a vista de 180º permitiu observar a Serra de Aire, a antiga central do Pego, Abrantes, e uma parte da lezíria ribatejana, incluindo a cidade de Santarém.
Daqui, seguimos por um caminho de pé posto até à freguesia de Minde.
Em Minde passámos por uma pedreira desactivada e continuámos em direcção aos Casais Robustos. Lado a lado com a berma da auto-estrada A1, cumprimos mais alguns quilómetros.
Um pouco mais adiante, entrámos no concelho de Torres Novas, mais precisamente na aldeia do Vale da Serra, freguesia de Pedrógão, onde percorremos mais uns bonitos trilhos da Serra de Aire.
Alguns quilómetros à frente chegámos ao desvio para a Nascente do Almonda, que era o local antecipadamente escolhido para concluirmos esta etapa.
Já fora do trilho da GR54 descemos até à Nascente do Almonda que, devido à grande quantidade de chuva dos últimos dias, debitava um enorme caudal de água.

Fizemos a descida devagar porque além de ser bastante íngreme encontrava-se muito enlameada e com barro, tornando-se extremamente escorregadia. Os bastões são uma ajuda preciosa neste local. É necessário redobrar a atenção e o cuidado, principalmente com o piso nestas condições.

Nesta descida passámos por algumas entradas da gruta do Almonda.

Este foi, sem dúvida, mais um percurso fantástico para usufruir da natureza.
É bem sinalizado com as marcas de GR sendo, por isso, de fácil progressão e orientação.

Não esquecer o bom calçado, roupa apropriada e bastões.
Não esquecer também o farnel e a água.

Boas caminhadas …

Subida para a Capela de Santa Marta

PictographMountain pass Altitude 869 ft
Photo ofGR 54 Grande rota do Carso | Moitas Venda - Nascente do Almonda Photo ofGR 54 Grande rota do Carso | Moitas Venda - Nascente do Almonda Photo ofGR 54 Grande rota do Carso | Moitas Venda - Nascente do Almonda

Vista da Capela de Santa Marta

PictographMountain pass Altitude 869 ft

Britadeira de pedreira desactivada

PictographMountain pass Altitude 899 ft

Local de extração de pedra

PictographMountain pass Altitude 948 ft

PictographMountain pass Altitude 492 ft

Fabrica de Papel nº 1 Renova - Serra de Aire

PictographCave Altitude 476 ft

Uma entrada para a Gruta do Almonda - A gruta da nascente do Almonda localiza-se nas freguesias de Zibreira e Pedrógão do município de Torres Novas, em Portugal. Desenvolve-se ao longo de mais de 15 km, constituindo um verdadeiro santuário da espeleologia nacional já que, no seu conjunto, representa a mais extensa rede cársica actualmente conhecida em Portugal. Compõe-se de várias ribeiras subterrâneas que dão origem à nascente do rio Almonda. A gruta da nascente do Almonda alberga espécies únicas adaptadas à vida subterrânea, como é o caso do escaravelho cavernícola Trechus lunai. No que respeita ao património cultural, destaca-se a existência de várias jazidas arqueológicas, que vão desde o Paleolítico Inferior até à época romana. A gruta foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 30 de Novembro de 1993. Localizado no Vale da Serra, na área do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, o Centro de Interpretação é uma estrutura de apoio à gruta do Almonda, que promove programas orientados para o turismo ecológico e cultural. Possui um espaço museológico interpretativo, auditório e alojamento. Os programas disponíveis incluem a preparação da visita à gruta com introdução à espeleologia, técnicas de progressão e uso de equipamento, e mergulho subterrâneo.