Moinhos dos Argontins Alto do Côto

May 15, 2014

near Rego, Braga (Portugal)

Um circuito quase circular, que tem como ponto de partida os Moinhos dos Argontins e o seu Núcleo Museológico, com uma envolvente natural verdejante e junto ao Rio Búgio. Nos primeiros metros percorre-se um pouco o rio até ao açude, começando uma ligeira subida entre campos. No fim dessa subida existe uma corte ao lado esquerdo e a confluência de um caminho. Viramos à esquerda, e seguimos um percurso quase plano, passando por uma casa à direita e uma outra antiga casa. Depois dessa segunda casa, e durante um percurso extenso vamos em direcção ao Alto do Côto nas proximidades do Lugar de Pedroso. O Circuito passa ligeiramente à direita do Alto (ponto mais alto do percurso, e a partir daí começa a descer em direcção ao Lugar da Ponte. Pouco antes da possibilidade de terminarmos o percurso e a meio dessa descida viramos à direita, para aproveitar o miradouro, com uma bonita vista sobre a freguesia, subindo ligeiramente até onde se queima a "bandeira de S. João" do Lugar de Vila Boa, havendo a partir do "alto da bandeira" uma descida com bastante inclinação, até confluir no caminho inicial de saída do percurso.