Moinhos de Jacindo (PR 1 GDM) + Lagoas de Midões - trilho Circular

Photo ofMoinhos de Jacindo (PR 1 GDM) + Lagoas de Midões - trilho Circular Photo ofMoinhos de Jacindo (PR 1 GDM) + Lagoas de Midões - trilho Circular Photo ofMoinhos de Jacindo (PR 1 GDM) + Lagoas de Midões - trilho Circular

February 26, 2022
February 2022

near Foz do Sousa, Porto (Portugal)

Moinhos de Jacindo (PR 1 GDM) + Lagoas de Midões - trilho Circular

Com este trilho propomos visitar os Moinhos de Jacindo, usando o PR 1 GDM e continuar até às Lagoas de Midoes. No regresso utilizamos caminhos diferentes, completando assim um trilho circular.

O PR 1 GDM tem como base a antiga linha ferroviária de Midões, que operou entre 1856 e 1927 e serviu as minas de carvão de Midões e as minas de antimónio e ouro de Montalto.
O Percurso tem como pontos de maior interesse os Moinhos de Jacindo, as Lagoas de Midoes e a paisagem natural do Vale do Rio Sousa.
Na maioria, o trilho percorre zonas arborizadas, atravessando alguns bosques, permitindo bastante sombra em várias partes do percurso.
Na primeira parte (enquanto percorremos o PR) trilho está muito bem marcado, mas na segunda parte, o percurso não está marcado, existem inúmeros cruzamentos, pelo que torna-se muito importante a ajuda de GPS.
Grande parte do trilho é efetuado por caminhos florestais e agrícolas e alguns caminhos rurais. Não apresenta qualquer dificuldade técnica, tendo declives pouco acentuados quer nas subidas quer nas descidas. Por esse motivo, foi por nós classificado como fácil.

PARTIDA E CHEGADA: Estacionamento junto ao Rio Sousa e à Ponte de Santo Amaro (perto do Centro de Saúde da Foz do Sousa)

Atravessamos a Ponte para a margem esquerda do Rio e a um pouco adiante viramos a direta conforme placa indicativa de moinhos de Jacindo.
Pouco depois entramos no traçado da antiga linha férrea, entrando numa zona arborizada com bastante sombra.
Ao quilómetro 2 podemos descer ao rio para fotografar a Ponte das Longras. Mais adiante chegamos ao ponto mais emblemático do percurso: os Moinhos de Jancido.
A próxima paragem será a Cascata de Caláguas e o seu conjunto de moinhos.
Continuamos o percurso e atravessamos o rio Sousa para a margem direita através de uma ponte de reconstrução recente. Já na outra margem, em direção a Covelo, continuamos a acompanhar o rio e a sua vegetação ripícola.
A Chegar a Gens (por volta do Km 5,9) atravessamos a rua central e continuamos em frente por um caminho agrícola. O PR 1 GDM desvia para a direita e termina logo adiante. O Rio Sousa, que nos tem acompanhado desvia também para a direita e deixa de fazer parte da nossa paisagem.
Adiante continuamos o nosso percurso por caminhos florestais em direção às lagoas.
Atingimos as lagoas de Midoes por volta do Km 8,0.
No total são 3, as lagoas na encosta da Serra do Castiçal, em Midões, sendo uma das muitas marcas deixadas na paisagem pela intensa exploração do carvão neste território, que integra os 90 km da Bacia Carbonífera do Douro.
Visitamos apenas uma das lagoas, pois as outras têm acesso mais difícil.
O local é digno de uma visita pelo excelente enquadramento da lagoa no meio do pinheiral. A lagoa possui uma bela cor azul claro/esverdeada e são resultantes da escavação das minas de carvão de superficie (minas a céu aberto).
Continuamos o nosso percurso por caminhos florestais.
400 metros após as lagoas, passamos pela Povoação de Midões.
Mais adiante passamos novamente sob a autoestrada A43.
1400 à frente atravessamos o Rio Ferreira pouco antes da sua foz no Rio Sousa.
Antes de chegar ao fim do percurso encontramos a antiga Central de Captação de Água da Foz do Sousa, que foi uma fonte de abastecimento de água do Porto durante cerca de cem anos. Fica situada na freguesia de Foz do Sousa. Esta Central funcionou durante cerca de 100 anos e foi desativada em 1985, com a entrada em funcionamento da Central Elevatória de Lever, na Barragem do Rio Douro.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público.
Mais umas centenas de metros e estávamos de volta ao ponto de partida.

O Nosso GPS contabilizou no total 12,84 km e 206 metros de desnível positivo

Boas caminhadas

Início do trilho

Parque de estacionamento Foz do Sousa

Rio Sousa, ponte das Longras e Parque de Merendas à direita

PictographFountain Altitude 151 ft

Fonte santo Ovídio

Moinho Facho Garrido

Moinho e cascata do caiáguas

Panorama do Vale do Sousa e caminho

Photo ofViramos à esquerda e pouco depois atravessamos uma ponte Photo ofViramos à esquerda e pouco depois atravessamos uma ponte

Viramos à esquerda e pouco depois atravessamos uma ponte

Ponte sobre o rio sousa

PictographMonument Altitude 46 ft

Antiga Central de Captação de Água da Foz do Sousa

• treks e bikes Apr 19, 2022

belas paisagens aqui perto.
    obrigado pela partilha

• Photo of STrilhos
    STrilhos May 23, 2022

Trilho de belas paisagens e com muita história. A linha de Midoes, as lagoas, testemunhos da extração de carvão e a estação de captação de água do rio Sousa