Photo ofMisto de vários trilhos... Miradouro da Estrica - Brandas de Sistelo - Caminho dos Mortos - Socalcos de Sistelo Photo ofMisto de vários trilhos... Miradouro da Estrica - Brandas de Sistelo - Caminho dos Mortos - Socalcos de Sistelo Photo ofMisto de vários trilhos... Miradouro da Estrica - Brandas de Sistelo - Caminho dos Mortos - Socalcos de Sistelo

March 2, 2024
March 2024

•   5 2 Reviews

near Sistelo, Viana do Castelo (Portugal)

- Trilho circular, com início e fim na aldeia de Sistelo, junto ao "castelo de Sistelo".
Este percurso é um misto de vários trilhos:
-PR27 - Trilho do Miradouro da Estrica,
- PR14 - Trilho das Brandas de Sistelo.
- Caminho dos Mortos " já no concelho de Monção"
-PR24 - Trilho dos Socalcos de Sistelo
- o percurso está sinalizado mas convém a utilização de GPS, por dois motivos;
-1° como vamos mudando de trilho é necessário para saber os locais onde encadeamos no novo trilho.
-2° ao longo do trilho em muitos locais as marcações já são quase invisíveis ou inexistentes.
Criar e marcar um trilho pelas câmaras Municipais é fácil, difícil é mantê-lo em boas condições e bem marcado.

Da aldeia de Sistelo descemos até á ponte sobre o rio Vez.
Após passar o rio Vez, iniciamos a subida até ao miradouro da Estrica, pelo meio de um carvalhal. São cerca de 500m sempre a subir.
Do miradouro da Estrica têm-se uma panorâmica soberba sobre os socalcos de Sistelo.
Ao longo do trilho passamos pelas aldeias da Estrica, Sernades e Arado.
Ao longo do trilho são várias as subidas bem íngremes e com bastante acumulado, assim como várias descidas com inclinação considerável onde é aconselhável o uso de bastões.
Um trilho que deve ser lindíssimo no Outono.

Opinião pessoal/conselho a quem tiver interesse em fazer este percurso.

Este trilho aconselho-o a fazer na Primavera, ou no Verão, pois têm muita sombra, muitos locais são percorridos ao longo das margens de ribeiros e do Rio Vez, também passamos por uma praia fluvial.
No Outono este trilho deve ser fabuloso devido às cores.
Não aconselho fazer no Inverno, ou em dias de chuva devido á quantidade de água no percurso.
Em algumas zonas o trilho é um autêntico ribeiro, temos que atravessar vários ribeirosao longo do percurso.
E em alguns locais que noutras épocas do ano não têm água, agora são local de passagem de pequenas linhas de água.
Existem locais do trilho que estão alagados.
Nós fizemos este trilho a 02/03/24, um dia de chuva.
É exequível fazer o trilho, mas não se desfruta ao máximo das paisagens, dos bosques, das inúmeras cascatas ao longo do percurso.
Em alguns locais do percurso, o trilho é um ribeiro.
É necessário muito cuidado devido às pedras serem muito escorregadias.
Eu terminei o percurso seco devido ao equipamento que levava, mas em 19 participantes da caminhada fui o único a terminar com os pés secos.
Foi um dia em que tivemos as quatro estações.
Muita chuva, vento, sol, granizo.

Este é um percurso paisagístico por excelência.
Um percurso que efetuado num dia de sol é belíssimo.
+- a meio do percurso existe um local com mesas, churrasqueiras cobertas e casas de banho para se almoçar, num dia de chuva é uma dádiva este local.
"É o parque de merendas do Sr dos Passos "

Pessoalmente este trilho é de dificuldade moderada, mas para muitas pessoas pode ser difícil, se for efetuado com chuva ou de inverno é muito difícil.

Alguns dos locais por onde passamos:
- Ponte sobre o Rio Vez (0.4 km)
- Miradouro da Estrica (2.0 km)
- Mamoa do Cotinho (3.9 km)
- Capela do Senhor dos Passos
(11.7 km)
- Ponte Corga dos Moinhos
(12.6 km )

Breve descrição dos trilhos que nós fizemos, da autoria das entidades que criaram os trilhos.

- PR 27: Trilho do Miradouro da Estrica - AVV
Distância: 4.37km
Duração: 1.3h
Dificuldade: Médio
A calçada inicial deste trilho conduz-nos ao rio Vez para nos deslumbrar com uma magnífica floresta ribeirinha. Entre os aromas fluviais, o coaxar dos anfíbios e os cantares das aves do rio revela-se a biodiversidade que se enconde no amial. Aqui e ali as gilbardeiras chamam a atenção com as suas bagas vermelhas. Depois de atravessado o rio e percorrido o passadiço o caminho é sombreado pelo carvalhal alvarinho levando-nos a um dos pontos em que a imponência da paisagem arrebata – o miradouro da Estrica. Aqui a perpectiva sobre o vale é única. Os socalcos entre Sistelo e Padrão prendem o olhar numa beleza estonteante.

- PR 14: Trilho das Brandas de Sistelo - AVV
Distância: 8.55km
Duração: 6h
Dificuldade: Médio
O Trilho das Brandas de Sistelo, percurso pedestre de pequena rota (PR), marcado e sinalizado segundo as normas internacionais, localiza-se nas fraldas da Serra da Peneda, mais precisamente na aldeia de montanha de Sistelo. A caminhada inicia junto a um curioso edifício vulgarmente designado por Castelo de Sistelo, residência do 1º e único Visconde de Sistelo, comerciante local que fez fortuna no Brasil, de onde seguimos por entre o rústico casario e os típicos espigueiros, ao longo de um carreteiro que nos conduzirá, numa serpenteante subida, até belas paisagens.

- Caminho dos Mortos - MNC
É um trilho de âmbito ecológico-paisagístico, inserido numa topografia de vale e montanha, com uma distância aproximada de 12,5 Km e uma duração média de realização de 05H00. Apresenta um nível de dificuldade moderada, com cotas mínimas a rondar 105 metros e máximas cerca de 650 metros de altitude. O nome do trilho deve-se ao facto de, antes da construção das novas vias rodoviárias, os funerais desde os lugares mais montanhosos até à igreja paroquial se fazerem por este caminho. Os finados eram transportados em carros de bois, demorando dias até chegar à Igreja Paroquial. Além desta particularidade, podem-se encontrar ao longo do percurso vestígios das primeiras civilizações que assentaram nesta região no 4º milénio A.C., mais específicamente a Mamôa do Cotinho, um monumento funerário colectivo e local de culto, onde eram depositados os mortos. Tem cerca de 30 metros de diâmetro com elevação central muito pronunciada, sendo visíveis vestígios da couraça pétrea e alguns esteios. Nesta freguesia, uma das mais populosas do concelho de Monção, encontra-se a Igreja de Merufe que, após várias reformas, ainda conserva o rasgado da porta que comunicava com o antigo convento. À entrada, existe uma antiga pia baptismal. O exterior é românico, tendo-lhe sido acrescentada uma torre no século XVIII. Hoje, a povoação é dominada pelo belo edifício da junta de freguesia. Inaugurado em 22 de Setembro de 1992, resultou da recuperação e aproveitamento de um antigo celeiro. Trata-se de uma obra, feita em pedra da região e por artistas da freguesia, que se evidencia pelo seu aspecto monumental e funcionalidade dos serviços.

- PR24: Trilho dos Socalcos de Sistelo - AVV
Distância: 5.12km
Duração: 2.3h
Dificuldade: Fácil
Este trilho desenvolve-se no quadro que é a marca de Sistelo – os socalcos. A subida entre socalcos desvenda o maneio ancestral que muda de cor com as estações do ano. A consociação milho-feijão tarreste e os campos de feno pontuados de medeiras estivais dão lugar aos luminosos prados lima no Inverno. As corgas que correm para o rio Vez são corredores de vida. Bordos, bidoeiros, amieiros e aveleiras dão refúgio às aves canoras. As cachenas e as ovelhas lembram que o ecossistema vive da interação com a agrosilvopastoricia e as transumâncias sazonais. Os muros de granito coloridos pelas urzes sustentam os socalcos regados pelas levadas. Em Padrão, a organização do casario e os espigueiros acolhem os visitantes e as vistas sobre Sistelo permitem o voo do olhar.

PictographBridge Altitude 755 ft

Ponte sobre o Rio Vez

Photo ofSubida pelo carvalhal em direção á Estrica Photo ofSubida pelo carvalhal em direção á Estrica Photo ofSubida pelo carvalhal em direção á Estrica

Subida pelo carvalhal em direção á Estrica

PictographReligious site Altitude 1,595 ft

Capela da Estrica

Passagem pelo ribeiro

Virar à direita na estrada de asfalto e depois virar à esquerda.

PictographWaterfall Altitude 580 ft

PictographPark Altitude 386 ft

PictographPark Altitude 372 ft

PictographReligious site Altitude 353 ft

PictographPark Altitude 290 ft
Photo ofParque de merendas do Sr dos Passos Photo ofParque de merendas do Sr dos Passos Photo ofParque de merendas do Sr dos Passos

Parque de merendas do Sr dos Passos

Tope

• Photo of Sónia Sampaio
    Sónia Sampaio Mar 5, 2024

Trilho efetuado num dia de chuva, que transformou o percurso e em alguns locais o trilho parecia um ribeiro o que exigiu atenção redobrada devido ao empedrado em alguns locais estar muito escorregadio.
    Quando parou a chuva e o sol deu o ar da sua graça, podemos usufruir da beleza e das paisagens deste percurso
    Percurso a repetir mas num dia de sol.

• Photo of Perdidos nos trilhos
    Perdidos nos trilhos Mar 5, 2024

Obrigado zecarlos1995 pelo comentário.

Obrigado Sónia Sampaio pelo comentário e avaliação do trilho.
    Sem dúvida um trilho muito bonito, mesmo num dia de chuva intensa.
    Efetuado num dia de sol, é um trilho deslumbrante.