Miradouros do Tua (2)

October 24, 2023
November 2018

•   4.7 1 review

near Castanheiro, Bragança (Portugal)

1. É um percurso circular, paisagístico, não marcado.
Tem início e fim na aldeia de Castanheiro (Carrazeda de Ansiães), junto à sede da junta de freguesia.
Compreende duas partes distintas no que concerne ao tipo de vegetação que atravessa e ao tipo de vistas que permite. Durante os primeiros 7 km, seguimos o traçado do "PR2 - trilho da Boa Morte". Esta parte do percurso, seguindo ao longo à margem esquerda do rio Tua, é bastante "fechada" devido ao tipo de vegetação que atravessa (pinheiros, sobreiros e alguns castanheiros e medronheiros), permitido vistas, aqui e além, interessantes sobre o rio Tua. Ao km 7, abandonamos o PR2, seguindo em direção à barragem do Tua por caminhos rasgados entre olivais (até Fiolhal) e vinhas (até final do percurso em Castanheiro). Perto de Tralhariz regressamos ao PR2. Esta segunda parte do percurso (cerca de 11,5 km), é totalmente "aberta" pelo que permite fruir panorâmicas fantástica dos rios Tua e Douro e dos vinhedos (em socalco) das respetivas encostas.
2. O percurso, na sua globalidade, tem como principal ponto de interesse as vistas deslumbrantes dos espelhos de água dos rios Tua e Douro e o colorido e "organização/arrumação" dos vinhas em socalcos das encostas do rio Douro.
É, diríamos, um percurso espetacular sobretudo nos meses de setembro, outubro e novembro não só mas também pela multiplicidade de contrastes dos tons típicos desta época do ano.
3. Alertas:
i) Cerca de 50% do percurso não está marcado (do km 7 até ao km 17) pelo que o recurso ao GPS pode ser útil.
ii) Tem troços em propriedade privada (vinhas na encosta do rio Douro), mas sem muros nem portões (fácil acesso e passagem).
iii) Permite, como todos os percursos, variantes (algumas indicadas por bandeirolas).

PictographCar park Altitude 1,685 ft
Photo ofCastanheiro (início/fim do percurso - trilho da Boa Morte) Photo ofCastanheiro (início/fim do percurso - trilho da Boa Morte)

Castanheiro (início/fim do percurso - trilho da Boa Morte)

Miradouro 1 - Olhos do Tua

PictographCar park Altitude 319 ft

Estação do Tua

• carlos gomes almeida Mar 25, 2024

Percurso muito bonito a não perder para quem conhecer região