Photo ofMINAS DO SEIXOSO (Borba de Godim - Felgueiras)até AlDEIA em MINIATURA de PEDRO LEMOS (Agilde - Celorico de Basto) Photo ofMINAS DO SEIXOSO (Borba de Godim - Felgueiras)até AlDEIA em MINIATURA de PEDRO LEMOS (Agilde - Celorico de Basto) Photo ofMINAS DO SEIXOSO (Borba de Godim - Felgueiras)até AlDEIA em MINIATURA de PEDRO LEMOS (Agilde - Celorico de Basto)

December 26, 2022
December 2022

near Borba de Godim, Porto (Portugal)

Percurso NÃO MARCADO, circular, fiz 14, 5 km ,com início e fim no parque de merendas de Borba de Godim (Lixa )Felgueiras ,passando pelas antigas minas do Seixoso, aldeia em miniatura de Pero Lemos em rua do Sardoal freguesia de Agilde-Celorico de Basto),e no regresso passando pela csas do Seixoso. Por caminhos mistos, quase na totalidade por estradas e caminhos florestais, algumas delas servem de treinos ao wrc do RALLY e provas nacionais, largos e limpos. NOTA:FInalizei o percuro no parque de merendas e voltei à casa do Seixoso para circular a casa até descobrir o famoso fontanario, daí contou mais 2 kms a mais e a existência do tracejado em linha reta. Descrição do percurso: - Um parque de merendas muito bonito, segui em direcção à montanha, no inicio até passar a povoação o caminho é em paralelos. Depois a entrada por estradão entre imensos eucaliptos e alguns pinheiros até ao local do estaleiro abandonado da extracção das areias e do volfrâmio das minas na povoação de Cidral em terra de Felgueiras e Amarante. Seguindo monte acima,onde se encontra vários caminhos e estradas e trilhos das motos que vão dar às antigas minas do Seixoso,onde se dava a exploração de volfrâmio que remota pelo menos ao inicio do século XX e terminou na época sessenta. Portugal foi um importante produtor mundial sobretudo no período das duas grandes guerras mundiais. Aqui ainda dá para ver algumas galarias das minas. Em seguida fui sempre por bons caminhos até chegar bem perto da rua do Sardoal em Agilde freguesia de Celorico de Bastos. Encosta acima bem junto ao monte um pequeno espaço onde estão as casas, mosteiros, igrejas, castelos,etc.tudo feito em pedra e xisto e onde se retrata a vida da aldeia. Uma obra de arte com anos e imenso trabalho. Mesmo junto ao aldeamento em miniatura segui o caminho monte acima e sempre por óptimos caminhos até chegar a uma imensa vinha. Aí estradão acima está a casa do Seixoso, antigo sanatório do Seixoso um dos ponteiros a serem construídos no país. Edifício de grande envergadura, rodeado de enormes pinheirais e velhissimos eucaliptos. Foi construído no século passado para sanatório ( peste e tuberculose no final do século XIX. Construção de 1903 para hospital de tuberculose pulmonar, depois já funcionou como hotel nos anos trinta,hoje ao abandono pertence a uma familia Cerqueira. Atras existe um fontanario famoso ,o qual fazia parte das curas ,chamado como FONTE DE JUVĒNCIO. De volta às vinhas ,e em direção ao início, passei pela capela de São Roque ,onde no início da entrada na povoação voltam os caminhos em Paralelos e asfalto até ao final.

Parque de merendas de Borba de Godim

Parque de merendas

Rio

Rio no parque de merendas

Espelho em árvore e entrada em floresta

Estradão florestal, eucaliptos

Trilho das motos

Antiga extração do volfrâmio das minas do Seixoso

Ruinas da antiga empresa

Estrada fliestal e de provas do RALLY

Minas

Estrada do RALLY

Intersecção de estradas ,direita

Caminho bom eucaliptos

Entrada em zona agrícola, bom caminho

Escadas esquerda aldeia de Pedro Mendes casas em miniatura

Aldeia de Pedro Mendes

Estrada florestal esquerda

Interseção

Intersecção de estradas das provas do RALLY

Vinha e esquerda

Casa do seixoso, antigo hospital, sanatório para a tuberculose

Fontanario e tanque

PictographReligious site Altitude 1,258 ft

Local religioso

Capela de São Roque

Quinta d0 Patrão, vinhas

Borba de Godim zon agrícola

Estrada municipal, casa de 1870 ,Panorama do parque de merendas de Borba da Godim

Casas em ruinas

Fontanario de JUVĒNCIO, utilizado na cura da tuberculose