Activity

Minas de Vieiros - Trilho Rebordelo - Vieiros - Rio Olo (Amarante)

Download

Trail photos

Photo ofMinas de Vieiros - Trilho Rebordelo - Vieiros - Rio Olo (Amarante) Photo ofMinas de Vieiros - Trilho Rebordelo - Vieiros - Rio Olo (Amarante) Photo ofMinas de Vieiros - Trilho Rebordelo - Vieiros - Rio Olo (Amarante)

Author

Trail stats

Distance
8.08 mi
Elevation gain
2,260 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,260 ft
Max elevation
1,652 ft
TrailRank 
34
Min elevation
493 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 46 minutes
Time
6 hours 37 minutes
Coordinates
2071
Uploaded
March 4, 2023
Recorded
March 2023
Share

near Rebordelo, Porto (Portugal)

Viewed 246 times, downloaded 14 times

Trail photos

Photo ofMinas de Vieiros - Trilho Rebordelo - Vieiros - Rio Olo (Amarante) Photo ofMinas de Vieiros - Trilho Rebordelo - Vieiros - Rio Olo (Amarante) Photo ofMinas de Vieiros - Trilho Rebordelo - Vieiros - Rio Olo (Amarante)

Itinerary description

Sigam a minha página instagram: @_gohike_

Percurso difícil com começo na Igreja de Rebordelo.

Estava um pouco às "aranhas", pois era o primeiro trilho que ia fazer em autonomia, ou seja, sem seguir nenhum trilho já feito e gravado no Wikiloc.

Não queria seguir a estrada normal por onde circulam os veículos e motos, como tal... apenas foi feita umas pequena centena de metros na estrada principal e mal houve oportunidade de apanhar um caminho foi o que fiz.

Usou-se o GPS para ver a localização de Vieiros e toca a "atalhar" pelo meio do monte, fez-se algumas ruelas empedradas onde existia alguma habitação, mas depois entrou-se por campos e monte dentro, parte dele cultivado, outra parte desflorestado, pois andaram a limpar e a cortar as árvores, contudo, saliento que é um começo duro e muito ingrime, fica-se a transpirar mesmo com o frio.

Após esta subida ainda fizemos mais algumas, não tão acentuadas até atingir o pico da montanha, começando a descer em direção à aldeia de Vieiros, que é bastante pequena.

Após lá chegar, tem indicações para as minas e apanha-mos o estradão em direção à mesma.

O estradão é fácil e calmo, não passou nenhuma viatura.

Pouco antes de chegar à mina fizeram um grande socalco na estrada para nenhuma viatura passar.

A mina é espetacular e merece ser visitada, teve o seu apogeu de laboração na primeira metade do século XX, sendo aqui explorado o estanho, é uma autêntica aventura à Lara Croft.

Mantém muito do seu passado, nos vários armazéns e casas que lá tem, desde maquinaria antiga, documentação, móveis, óleos, líquidos, vagões, tratores, etc, que foi a 1ª coisa que visitei antes de ir "investigar" a mina propriamente dita.

Provavelmente já deve ter desaparecido muita coisa de lá, pois à gente para tudo... mas peço por favor a quem for visitar que não o faça, aquilo é história que merece e dever ser contemplada e preservada.

A mina não sei dizer qual a sua extensão, pois andei imenso lá dentro... mas... cheguei a um ponto que não se consegue avançar mais, pois está cheia de água.

De salientar que ao entrar na mina é muito frio e húmido e tem água a correr, deve ir-se bem agasalhado.

A mina está marcada com umas fitas para as pessoas seguirem o caminho correto e tem outras zonas que não aconselham a passar. Verifica-se algumas derrocadas dentro dela e um poço de água límpida mas bastante profundo.

Deve ter-se cuidado com a cabeça pois tem partes mais baixas e temos que nos vergar.

A mina tem 2 pisos, vi a entrada para o 2º piso, que fica já a uma distância considerável no seu interior, mas era de difícil acesso pois tinha havido derrocada, além do mais não sei se era transitável lá dentro e perigoso.

Após visita e exploração da mina, lá veio novamente o andar à descoberta de um novo trilho de regresso, pois não era intenção regressar pelo mesmo caminho.

Como tal regressei em direção ao Rio Olo (Troço 9) onde tem uma ponte e um parque de merendas.

Até lá chegar desce bastante.... por trilho no pinhal e estrada empedrada mas muito calma e sem trânsito e como tudo o que desce... sobe.... eu sabia que vinha por aí muita dureza.... e foi o que se passou.

Fiz uma subida enorme e dura, muito ingrime por trilhos em que havia sinalização de ter havido lá uma prova de trail (corrida).

Em toda esta subida não se avistou qualquer habitação, apenas uma raposa que andava lá a "passear" :)

Após atingir o pico comecei a descer em direção a Rebordelo passando ainda por outra aldeia pequena.

Foi um trilho que gostei muito, é muito giro, para quem gosta de aventura a mina é espetacular, mas atenção... é dureza.... mas vale bem a pena.

Comments

    You can or this trail