Photo ofMinas de Regoufe + PR 14 - Na Senda de Paivô - Aldeia Mágica de Drave com visita às lagoas Photo ofMinas de Regoufe + PR 14 - Na Senda de Paivô - Aldeia Mágica de Drave com visita às lagoas Photo ofMinas de Regoufe + PR 14 - Na Senda de Paivô - Aldeia Mágica de Drave com visita às lagoas

August 24, 2020
August 2020

near Covas do Monte, Viseu (Portugal)

Trilho marcado e sinalizado segundo as normas da FPCC (Federação Portuguesa de Campismo e Caravanismo) com inicio na Aldeia de Regoufe (Rei dos Lobos), na Serra de Arada antiga Aldeia Mineira de exploração de volframio primeiro pelos Franceses e depois pelos Ingleses durante segunda guerra mundial, hoje vivendo quase exclusivamente da agricultura e da pastoricia.
Começamos pelas Minas de Regoufe desativadas visitando suas ruinas e entramos numa delas, sendo necessário o uso de lanternas frontais pois é muito escuro e perigoso. Existem várias câmaras e buracos no chão.
Após saída das minas passamos ponte sobre Ribeiro de Regoufe e iniciamos subida de elevada inclinação, rodeada por matos e silvados, alguns carvalhos e, por vezes, eucaliptos e pinheiros. A meio da íngreme subida passará por um conjunto de castanheiros vetustos, de troncos ocos, marca da sua longevidade até alto de Regoufe onde deparamos com a famosa "GARRA" , apreciamos paisagem a serra o Vale de Paivô e seu Rio rumo a Drave, caminho facil apenas com umas poucas pedras soltas, começamos a avistar Drave que é uma Aldeia desabitada mas não abandonada hoje base nacional dos Escuteiros encaixada entre a Serra da Freita e a Serra de S. Macário fica num vale rodeada altas montanhas apenas acessivel a pé. Chegando a Drave deparamos com a Aldeia com todas as casas construidas com a famosa pedra lousinha e cobertas com xisto com a sua típica cor de ferrugem sobressai a capela de nossa Senhora da Saude toda Branquinha e em excelente estado de conservação, o Solar dos Martins que aqui viveram desde cerca do ano 1700.
Após almoço numa das muitas mesas de pedra que se encontram pela aldeia ainda deu tempo de mergulhar numa das belas lagoas.

PictographReligious site Altitude 2,285 ft

PictographMine Altitude 2,304 ft

PictographMine Altitude 2,189 ft

Visitar só se tiver lanterna, há aberturas íngremes no chão, pode tornar-se perigoso.