MFR PR9 Vale do Safarujo

May 8, 2023
May 2023

•   3.3 1 review

near São Lourenço, Lisboa (Portugal)

início/fim: parque de estacionamento da praia são lourenço

O rio Safarujo nasce na Malveira, atravessa a Tapada de Mafra, passa por Sobral da Abelheira e tem a sua foz no Oceano Atlântico, na praia de São Lourenço em Ribamar, Ericeira.
Ao longo do percurso podemos observar a dicotomia entre a margem direita do rio Safarujo, caracterizada por férteis terrenos agrícolas delimitados por sebes de canaviais ou muros de pedra seca, que os defendem dos ventos marítimos, destacando-se a viticultura e o cultivo de produtos hortícolas e as colinas a sul do vale, onde ainda se conservam manchas florestais de pinheiro, eucaliptos e carrascais, intercalados por pequenos aglomerados populacionais.

A câmara municipal de Mafra sinalizou o percurso apenas nos primeiros 300 metros.

• Photo of Filipe Torrado
    Filipe Torrado Apr 14, 2024

Feita hoje, é uma PR que vale a pena, sobretudo, pela parte do vale que dá o nome à rota. Aí, com o rio à direita, a acompanhar durante algum tempo, vale a pena usufruir da natureza, com o silêncio interrompido apenas pelo chilrear dos pássaros ou pela água a correr.

É pena que as PR de Mafra estejam todas por marcar, obrigando a estar de olho no telemóvel o tempo todo.

A nível de exigência, a parte mais difícil será no início, com uma subida mais íngreme no meio do canavial, mas de resto faz-se bem. Há também bastante sombra ao longo do percurso.