Meia Légua Encumeada Meia Légua

Photo ofMeia Légua   Encumeada   Meia Légua   Photo ofMeia Légua   Encumeada   Meia Légua   Photo ofMeia Légua   Encumeada   Meia Légua

September 6, 2014
August 2014

near Serra de Água, Madeira (Portugal)

Inicio do percurso junto de uma oficina de automóveis sito na Meia Légua- Ribeira Brava. Subida feita de escadarias íngremes que nos leva até ao sitio da Furna, aqui e depois de andar um pouco em terreno plano, voltamos novamente a subir uma escadaria por entre os férteis terrenos agrícolas e no cume da escadaria viramos a esquerda, seguindo sempre uma levada de regadio até um palheiro agrícola com o telhado de zinco pintado de verde que nos serve de referência para continuarmos a subir à sua direita entrado num estradão de terra batida com o seu piso muito agreste devido ao seu estado de abandono. Subindo sempre com curva após curva entramos num outro estradão de terra batida mas já em melhor estado embora com imenso pó e à cerca de 100 metros à nossa esquerda e sob o nível da estrada temos um levada que nos encaminhará até a estrada de ligação ao Paul da Serra, mais precisamente ao Lombo do Mouro. Ao passar pela casa existente no Lombo do Mouro e olhando em direcção à estrada existe um varandim feto com paus de urze, seguimos este trilho até a estrada nacional, já na estrada nacional, descemos em direcção a Encumeada. Depois de refrescar a garganta o caminho segue-se, optando por continuar a descer pela estrada da Encumeda e chegando junto as habitações optamos por seguir as veredas e travessas que serpenteiam pelas habitações encurtando-nos o caminho até ao ponto de partida.

• ArianaK Apr 10, 2018

The stairs between Furna and the levada lombo do mouro are very beautiful and fun to walk. However, the last 500m before the levada are almost completely blocked by fallen trees. Very hard to walk, will take a lot of time. I cannot recommend it. (April 2018)