Photo ofMatosinhos - Vila do Conde (Caminhada '+/- 25 Km' pela Orla Costeira do Oceano Atlântico) Photo ofMatosinhos - Vila do Conde (Caminhada '+/- 25 Km' pela Orla Costeira do Oceano Atlântico) Photo ofMatosinhos - Vila do Conde (Caminhada '+/- 25 Km' pela Orla Costeira do Oceano Atlântico)

September 24, 2018
September 2018

near Balazar, Porto (Portugal)

PERCURSO REALIZADO:
Matosinhos (Ponte móvel) – Leça da Palmeira (Farol) – Praia do Aterro – Praia da Memória (Obelisco da Memória) – Praia do Marreco – Praia da Agudela – Praia das Pedras do Corgo – Praia do Funtão – Praia de Angeiras – Praia de Labruge – Praia de Moreiró – Praia de Vila Chã – Praia de Mindelo – Reserva Ornitológica de Mindelo – Praia da Arvore – Praia da Azurara – Vila do Conde (Ponte Santa Clara sobre o Rio Ave).
Balasar, Vila do Conde.
Em Vila do Conde fomos de metro (Estação Santa Clara) até Matosinhos (Estação do Mercado).
Percurso apeado: +/- 25 Km
INÍCIO: Terminal de Leixões em Matosinhos (ponte móvel)
TÉRMINO: Ponte Santa Clara sobre o Rio Ave em Vila do Conde.
Atravessamos o Rio Leça pela ponte em direcção a Leça da Palmeira e percorremos as ruas em direção ao mar, para a partir daqui acompanhamos o Atlântico, seguindo pelas suas belas praias, passando pelas vilas com forte ligação ao mar até Vila do Conde. Seguimos prioritariamente pelos passadiços de praia, tendo sempre presente o mar e os areais das pequenas praias do litoral norte… É muito agradável caminhar ao longo desta orla marítima e o dia esteve mesmo à feição para a atividade. Dia de sol, temperatura amena e pouco vento.
O percurso efetuado corresponde a uma das etapas dos “Caminho Central Português” e do “Caminho Portugês da Costa” para Santiago de Compostela. Por isso encontramos muitos peregrinos de mochila ás costas e as respetivas setas amarelas que são uma das principais características indicativas (desde a Idade Média), daqueles que percorriam o território Português em direção a Compostela. Este percurso, ganhou relevância durante a Idade Moderna e, sobretudo, a partir do século XVIII, sendo utilizado pelas populações costeiras e pelos que desembarcavam nos portos marítimos. Nesse período foi um dos eixos mais importantes para alcançar Santiago de Compostela.

Leça da Palmeira (Marginal)