Mato Grosso do Sul, Três Cachoeiras: Ovo Negro, Várzea Alegre e do Meio.

Photo ofMato Grosso do Sul, Três Cachoeiras: Ovo Negro, Várzea Alegre e do Meio. Photo ofMato Grosso do Sul, Três Cachoeiras: Ovo Negro, Várzea Alegre e do Meio. Photo ofMato Grosso do Sul, Três Cachoeiras: Ovo Negro, Várzea Alegre e do Meio.

43 minutes
June 1, 2018
May 2018

near Pulador, Mato Grosso do Sul (Brazil)

Trilha para três Cachoeiras muito especiais em Rio Verde do Mato Grosso do Sul, a cerca de 170 km de Campo Grande. A primeira, Várzea Alegre é maior na altura de queda e no poço para tomar banho, de acesso mais fácil, chega-se de carro a poucos metros dessa Cachoeira. Pegando uma trilha bem marcada chegamos a uma bifurcação, a direita chegamos na cachoeira do meio, uma pequena queda e um poço que fica bem acima da Cachoeira Várzea Alegre, esta pequena Cachoeira possui uma vista panorâmica para a região do cerrado e pega bastante sol. Voltando a Bifurcação pegamos a esquerda para chegar a Ovo Negro, que surperende pela cor azul da água e profundidade do poço que chega há uns tres metros, ótima para nadar, mas cercada por pedras escorregadias. A Ovo Negro recebe este nome devio a uma pedra negra em formato de ovo que fica bem abaixo da queda.

Como chegar: Quem está em Campo Grande deve pegar a BR163 em direção a São Gabriel do Oeste e Rio Verde de Mato Grosso do Sul. Depois da entrada de São Gabriel do Oeste, um pouco antes de completar 42 km em direção à Rio Verde, logo após o KM 656 da rodovia, do lado esquerdo em uma curva bem acentuada fica a entrada para uma estrada de terra que dá acesso a Fazenda Várzea Alegre. Tome cuidado ao cruzar a pista, é bem perigoso, o ideal é aguardar no acostamento ou fazer o retorno um pouco a frente com maior visibilidade. Na curva existe uma câmera da CCR, que facilita a identificação. Na estrada de terra após 1,5 km tem uma bifurcação, siga a direita, mais 1,1 km terá outra bifurcação, agora pegue a esquerda, após 2,8 km você chegará a sede da fazenda Várzea Alegre. Faça o contato antes com o proprietário, Sr. João ( +55 67 9628-5957 ) para acertar a ida e não perder a viagem, pois se ele não estiver lá a porteira pode estar trancada. Além disso o Sr. João tem suítes para alugar, que pode ser uma boa opção para aproveitar mais a viagem. Aproveite e não deixe de comprar um delicioso queijo fabricado na fazenda.

Todo o trajeto, depois da entrada na estrada de terra está marcado no tracklog.

Depois da Fazenda, bem do lago esquerdo tem uma porteira, dá para ir de carro até bem proximo da Cachoeira, o Sr. João nos acompanhou até a entrada da Cachoeira.

O Caminho da sede até a cachoeira é feito de carro.

Esta é a entrada para a Cachoeira Várzea Alegre

Cachoeira Vargem Grande

Este portal fica do lado esquerdo da Cachoeira Várzea Alegre e dá acesso as outras duas Cachoeiras

PictographBridge Altitude 1,644 ft

Esta é a primeira de duas pontes

Primeira subida

PictographBridge Altitude 1,684 ft

Esta é a última ponte

Esta Pequena queda fica logo após o topo da Cachoeira Várzea Alegre, tem que se tomar cuidado e não se chegar perto demais.

Este pequeno e bélissimo poço que fica logo acima da cachoeira do meio é um excelente local para se tomar um banho.

Além de ser um ótimo local para se tomar um banho, também tem um bélissimo mirante.

Bifurcação, esquerda para a base da Ovo Negro, direita para Cachoeira do Meio

Esta é a trilha na parte superior, antes da Cachoeira Ovo Negro

Antes de chegar na Cachoeira Ovo Negro, existem pequenas corredeiras.

Água Azul, poço profundo, ótima queda, imperdível.

Vista panorâmica no retorno da trilha.

Na volta, no mes de Maio, encontramos essas flôres.

Vista para o Cerrado

PictographBridge Altitude 1,715 ft

PictographCar park Altitude 1,659 ft

Estacionamento antes da Cachoeira Várzea Alegre

Estas formações rochosas são bem próximas do estacionamento, segundo o Sr. João, existe uma trilha até o seu cume e o por do sol lá de cima é espetacular.

PictographMonument Altitude 1,629 ft

Esta é a sede da Fazenda, que é antes das Cachoeiras, aqui é parada obrigatória para pedir atorização para entrar e também para comprar um delicioso queijo na volta.

Estas placas estão no início da estrada de terra logo após a saida da BR 163, interessante é que não tem placa da fazenda Várzea Alegre e nem das Cachoeiras.

Este é o ponto onde se deixa a BR 163 para entrar na estrada de terra, reparem no poste da camera da CCR do lado esquerdo da foto.

• jose carlos camargo Mar 7, 2019

Fizemos a trilha da cachoeira e do mirante lugar lindo vale muito a pena ir eu particularmente achei linda recomendo...

• Photo of Gardenia1204
    Gardenia1204 Jul 5, 2020

Vou fazer !!

• pinheirosuzani Sep 18, 2020

Alguém sabe se mudou o telefone? Estou ligando e está dando número incorreto.

Lugar lindo de mais, vale a pena

Luís Eduardo (Caôca) Sep 19, 2020

Vou verificar o número

• Patrick Borges Nov 13, 2020

Alguém sabe se o número mudou? Não consigo contato. Sou de Campo Grande e me preocupo em perder a viagem rs

Luís Eduardo (Caôca) Nov 13, 2020

O novo telefone é 55 67 9628-5957

• Photo of ellen ms
    ellen ms Apr 24, 2024

A trilha ainda existe?

Luís Eduardo (Caôca) Apr 25, 2024

Ellen, não voltei mais lá, mas como é uma cachoeira muito famosa na região certamente ainda tem a trilha