Activity

Marumbi - Trilha Branca (Frontal) + Vermelha (Noroeste) + Torre dos Sinos e Abrolhos

Download

Trail photos

Photo ofMarumbi - Trilha Branca (Frontal) + Vermelha (Noroeste) + Torre dos Sinos e Abrolhos Photo ofMarumbi - Trilha Branca (Frontal) + Vermelha (Noroeste) + Torre dos Sinos e Abrolhos Photo ofMarumbi - Trilha Branca (Frontal) + Vermelha (Noroeste) + Torre dos Sinos e Abrolhos

Author

Trail stats

Distance
10.04 mi
Elevation gain
5,781 ft
Technical difficulty
Very difficult
Elevation loss
5,781 ft
Max elevation
5,060 ft
TrailRank 
37
Min elevation
245 ft
Trail type
Loop
Time
10 hours 39 minutes
Coordinates
2673
Uploaded
July 30, 2022
Recorded
July 2022
Be the first to clap
Share

near Marques, Paraná (Brazil)

Viewed 190 times, downloaded 22 times

Trail photos

Photo ofMarumbi - Trilha Branca (Frontal) + Vermelha (Noroeste) + Torre dos Sinos e Abrolhos Photo ofMarumbi - Trilha Branca (Frontal) + Vermelha (Noroeste) + Torre dos Sinos e Abrolhos Photo ofMarumbi - Trilha Branca (Frontal) + Vermelha (Noroeste) + Torre dos Sinos e Abrolhos

Itinerary description

O Marumbi é o berço do montanhismo no Brasil, e um dia nele é sempre um dia bem aproveitado. A trilha começa na Estrada do Itupava, estacionando metros antes do IAT - Porto de Cima, ou no estacionamento pago alguns metros antes. Segue-se á pé pela estrada de chão por cerca de uma hora, cruzando a linha ferroviária duas vezes, alternando-se com trilhas, até chegar até a base do Marumbi, onde há um posto de controle, onde se preenche um formulário com informações para segurança. Há duas opções para subir o Marumbi, a trilha Branca/Frontal, que inicia-se atrás das casas á direita, leva cerca de 3:30 - 4:30 e vai diretamente ao Olimpo, cume do conjunto Marumbi, e a trilha Vermelha/Noroeste, que inicia-se aos fundos das casas em linha reta, é um pouco mais íngreme e técnica, e leva á bifurcação com o Abrolhos, ao cume Ponta do Tigre, á bifurcação com o Torre dos Sinos, ao cume do Gigante, e por último, ao Olimpo. Por ter algumas subidas e descidas, além de uma subida mais exigente, a trilha vermelha é considerada mais difícil e demorada, cerca de 4:30 - 5h, isso sem incluir o Abrolhos ou o Torre dos Sinos.
Iniciei a trilha cedo, lembrando que não é permitido entrada ao Marumbi (***á partir de sua base, nas casinhas) após as 9 horas da manhã, e segui pela trilha branca com o intuito de retornar pela vermelha. A trilha é tranquila inicialmente, sem desnível muito desgastante, até chegar á uma passagem por um rio, onde há uma cascatinha e um belo poço, e onde mais acima há a Cachoeira dos Marumbinistas. Deste trecho em diante, a trilha passa á ser mais íngreme, e segue dessa forma até o final, alternando-se entre vias ferratas, escalaminhada e subida com o auxílio de correntes. A subida é muitas vezes acompanhada com o visual da Serra da Farinha Seca, e do morro conhecido como Facãozinho, também do conjunto Marumbi. Já próximo do Olimpo, a trilha branca se funde com a trilha vermelha, e deve-se tomar o caminho á direita na bifurcação em T. Chega-se logo ao Pico do Olimpo, com uma bela vista panorâmica para a Serra da Prata, da Boa Vista, das Canavieiras, da Farinha Seca, do Ibitiraquire, assim como a Baía de Paranaguá, Morretes e Antonina, além de outros cumes da Serra do Marumbi, inclusive o Boa Vista, com a maior altitude desta serra.
Seguindo a trilha Vermelha, logo chega-se ao Gigante, cume na maior parte fechado e com algumas pedras em seu contorno que promovem a vista, e no meio do caminho entre ele e o Ponta do Tigre, existe uma bifurcação com a entrada para a esquerda bem fechada (e se possível, deve permanecer assim, para evitar o acesso por engano de pessoas subindo rumo ao Gigante), que dá acesso ao Torre dos Sinos. A trilha é um tanto fechada em alguns pontos, e não possui qualquer forma de marcação. Desce-se até chegar á uma ligação entre ele e o Torre, por uma perigosa e estreita ligação dele com o Gigante, que merece extremo cuidado e frequentação apenas por mais experientes (minha recomendação pessoal), não porque seja tão estreita, mas sim pelo abismo de suas laterais. A subida ao Torre dos Sinos começa logo ali, feita rapidamente por alguns trechos bem íngremes de subida por raízes e pedras, e seu visual está disponível um pouco além de seu cume.
Retornando para a trilha Vermelha, chega-se rapidamente ao Ponta do Tigre, após descer até um vale e retomar a subida. Sua última subida surge de uma bifurcação em T no trajeto, em que se tomar á direita segue-se adiante para baixo, e á esquerda, após uma via ferrata, chega-se ao Ponta do Tigre. Este possui uma bela vista como todos os outros cumes, aqui em especial para o Esfinge, cume logo abaixo dele. Seguindo a Trilha vermelha, inicia-se mais abaixo os trechos de vias ferratas da descida, que merecem sempre cuidado. Á partir de um ponto o cume do Abrolhos torna-se visível, e caminha-se em direção á sua base, cuja entrada está marcada com as emblemáticas flechinhas com suas iniciais. A subida é íngreme e cansativa, mas compensa. Dali em diante, basta seguir o restante da trilha até a base.
O Marumbi é bastante frequentado, mas por ser exaustivo e demandar a saúde um pouco mais em dia, além de constante atenção, classifico a trilha como bem difícil, ainda mais por este trajeto incluir outros cumes.

Comments

    You can or this trail