Maria Comprida

Very difficult
July 13, 2021
June 2021

near Santa Catarina, Rio de Janeiro (Brazil)

Finalmente uma aventura digna de assim chamar, Maria Comprida foi cumprida. Tem que ter preparo físico pelo desgaste e pelo esforço pra se agarrar ao subir e descer nas mais de 20 cordas no caminho que levam aos 1926m da Maria. Uma ótima escalaminhada, mas para poucos. 3L de água é pouco pois o desgaste é intenso, caso não consiga levar mais do que isso terá que dosar a fim de economizar até a volta. Considerado o trecho mais difícil para se chegar a um cume na região serrana, estamos falando de trekking e não escalada, diga-se de passagem. Você estará sempre subindo mas há um trecho conhecido como CAMELO em que você descerá para depois continuar subindo, nesse trecho é prudente levar uma corda com cerca de 30m para fixar no grampo já instalado para a descida; não aconselho a descer sem corda, pois é alto e propício a um acidente para qualquer "vacilo" inesperado. Luvas para proteção e na utilização das cordas é mandatório, sem isso quem não tem a mão calejada sofrerá um pouco pois existe a possibilidade de se arrastar as mãos na corda na volta, ou seja, na descida do retorno. Como no local só pode ter acesso 6 pessoas é também prudente subir ou descer um de cada vez nas cordas até porque seria bem pouco inteligente dois ou mais ao mesmo tempo na mesma corda, ela pode ceder e causar um grave acidente, sem contar com o equilíbrio. Até o presente momento o acesso é mediante o preenchimento de um formulário para onde hoje existe um condomínio cercando sua entrada, pois antigamente era um acesso irrestrito. Hoje infelizmente ela se encontra cercada de casas e condomínios, o que dificulta bastante o acesso. É bom começar bem cedo a caminhada pois o tempo é longo para se chegar lá, e atenção no cálculo da volta, importantíssimo cumprir a volta antes de pôr-do-sol, pois descer as cordas no escuro ou na lanterna é bem arriscado. Atenção para qualquer movimento de pedras soltas, isso pode causar um acidente com os companheiros que estão num certo desnível, pois o caminho todo é íngreme. Permanecer o mínimo de tempo nas cordas a fim de economizar forças e energia é essencial, qualquer desgaste a mais pode acarretar um problema na volta a depender da condição física de cada um.