Marco de Canaveses: PR9 Os Caminhos do Zé do Telhado

Photo ofMarco de Canaveses: PR9 Os Caminhos do Zé do Telhado Photo ofMarco de Canaveses: PR9 Os Caminhos do Zé do Telhado Photo ofMarco de Canaveses: PR9 Os Caminhos do Zé do Telhado

September 26, 2021
September 2021

near Sardoeira, Porto (Portugal)

Trilho sinalizado, com início e final no lugar das Dajas - Rio Douro

Inaugurado recentemente, este trilho pode ser iniciado em vários pontos, nós decidimos iniciá-lo no lugar de Dajas, junto ao rio Douro. Percorre alguns caminhos rurais e estradas (uma boa parte) e tem a particularidade de acompanhar o rio Douro numa cota mais elevada (a maior parte do percurso), no entanto, nem sempre visível. A paisagem é muito verde, uma vez que estamos na encosta sul da serra de Montedeiras, na margem direita do Douro e na outra margem temos a serra de Montemuro.
Tem duas subidas, que constituem a "dificuldade" do trilho, de Dajas até Campos de Cima e o regresso da Barragem do Carrapatelo. Estas ligações de Dajas e Barragem do Carrapatelo, podem não ser realizadas uma vez que constituem prolongamentos do trilho sem continuidade.

A descrição do trilho e o respetivo panfleto estão disponíveis na página da Câmara Municipal do Marco de Canaveses