Marão - Mafomedes

1916
March 26, 2018
March 2018

near Mafamedes, Porto (Portugal)

No passado domingo de ramos, fomos até ao Marão. As previsões não davam chuva como hipótese, e embora o céu apresentasse bastantes nuvens, estava um dia luminoso.

O percurso , feito quase todo em estradão, não apresenta grande dificuldade, apesar dos cerca de 19 Km.
Nesta zona existem muitos campos de geradores eólicos.
À medida que subimos vemos as ruínas daquilo que foram umas minas, havendo inclusive um poço a céu aberto minimamente protegido com uma rede .
O ponto mais alto situa-se junto à capela da Srª da Serra, com um marco geodésico diferente dos habituais, tanto no que respeita às elevadas proporções , como na forma, junto a uma estação de retransmissão de sinal com diversas antenas.
Toda a zona entre a Srª da Serra e o marco geodésico da Fraga, estava razoavelmente coberta com neve. Curioso, embora perigoso, foi assistir à queda de blocos de neve saídos dos interstícios das estruturas metálicas das antenas, sempre que o vento se agitava mais um pouco.
Neste alto encontramos muitos turistas domingueiros que aproveitavam a neve para a tradicional diversão.
Chegados ao marco geodésico da Fraga, encontramos umas vistas brutais no sentido de Vila Real, sendo as escarpas avassaladoras.
A partir daqui desce-se de forma significativa até ao KM 13. Chegados aqui há duas opções: ou se desce para o estradão que está mais abaixo e que nos leva à aldeia de forma relativamente suave; ou se volta a subir na direcção do parque eólico até ao marco geodésico de Seixinhos, para depois se fazer a descida abrupta para Mofâmedes. Optamos por esta última solução, da qual nos viemos a arrepender.
A descida desde o MG de Seixinhos até Mofâmedes é feita por um caminho com cerca de 3 Km e um desnível de 500 m, composto essencialmente por pedra de xisto, tendo muitas pedras soltas. Ao fazermos esta descida, uma nuvem negra que nos acompanhou durante quase todo o percurso, decidiu descarregar, atirando-nos inclusive uma pequena dose de saraiva. As pedras soltas, molhadas, e a extensão da descida, fizeram com que a minha parceira tivesse um momento de desatenção, provocando uma escorregadela da qual resultou um pulso torcido e uma grande mancha negra na perna. Esta descida, embora aparentemente simples, é efectivamente “trabalhosa”, como gosta de dizer o nosso parceiro Truka.
Quando estávamos a arrumar as tralhas no carro, parou uma viatura com um casal simpático lá dentro, que nos fez algumas perguntas sobre o percurso, e que nos deu os parabéns, pois tinha estado na Tasca do Valado ( restaurante de comida tradicional ) a ver-nos fazer a descida em zig-zag de Seixinhos até Mofâmedes .

Para melhores explicações, ver a publicação dos autores "Caminhantes" aqui no Wikiloc: