Photo ofMarão: de Mafómedes ao Posto de Vigia (com passagem pela Srª. da Serra e minas Maria Isabel e Teixo) Photo ofMarão: de Mafómedes ao Posto de Vigia (com passagem pela Srª. da Serra e minas Maria Isabel e Teixo) Photo ofMarão: de Mafómedes ao Posto de Vigia (com passagem pela Srª. da Serra e minas Maria Isabel e Teixo)

April 19, 2021
April 2021

near Mafamedes, Porto (Portugal)

A serra do Marão, motivo de inspiração para escritores (Miguel Torga e Teixeira de Pascoais) e de atração para caminheiros, motoqueiros, ciclistas, caçadores e pescadores, situada entre as regiões do Alto Douro/Douro Litoral e Trás-os-Montes, constitui um todo impressionante: as escarpas e as fragas agressivas das vertentes viradas para Trás-os-Montes e os montes mais arredondados cobertos de urzes, tojos e carquejas das vertentes viradas para o Douro; as vistas arrebatadoras sobre as Serras do Alvão, da Aboboreira e Montemuro; a Ermida de N. Sra. da Serra; a diversidade florestal; as antigas minas de volfrâmio; o ar que se respira; a água que corre nos leitos de rios e ribeiras; os corsos, as perdizes e as raposas que por vezes se avistam; e ainda o silêncio que convida ao relaxamento, à contemplação e à descoberta. Neste contexto diversificado são muitas as atividades a que a serra convida e que podem ir desde a caminhada, à escalada, aos desportos aventura, ao BTT e até à caça e pesca.
O presente percurso (circular e não marcado) tem início e fim na emblemática aldeia de Mafómedes e desenvolve-se por trilhos e caminhos florestais.
Começamos e terminamos em Mafómedes (pequena aldeia isolada com um enquadramento paisagístico fantástico do concelho de Baião). Seguimos, subindo muito suavemente, por caminho florestal durante cerca de 3 km ao longo do rio Teixeira. Abandonado o vale do rio, continuamos primeiro por trilho com inclinação acentuada até ao miradouro e refúgio da Fraga da Ermida (1397 metros de altitude) com vistas fabulosas sobre terras e montes dos concelhos de Baião e Santa Marta de Penaguião) e depois por um suave caminho florestal até ao topo da serra (1467 metros de altitude) onde se ergue a Ermida da Senhora da Serra, cuja romaria (a mais alta de Portugal), muito concorrida, ocorre todos os anos no segundo domingo após o S. Pedro e tem como ponto alto o momento do nascer do sol (para além da capela da Senhora da Serra, neste local, encontra-se também o vértice geodésico e uma estação retransmissora). Da Srª da Serra, descemos por trilho até às antigas minas de volfrâmio Maria Isabel. Os últimos 500 m desta descida requerem muito .. muito cuidado, sobretudo com o terreno molhado (as fotografias ilustram a dificuldade dos últimos 100 metros). Das minas, seguimos por um panorâmico caminho florestal até ao posto de vigia do Marão (1350 metros de altitude), donde é possível desfrutar de vistas espetaculares sobre o belíssimo vale da Campeã, o traçado da A4 e terras de Vila Real. Fizemos, neste espetacular miradouro, a inversão da marcha. Voltamos em direção ao sul pela lombada da serra até muito perto da Srª da Serra por um trilho espetacular. A partir daqui, foi quase sempre a descer, primeiro, até às minas do Teixo e, depois, até a Mafómedes. A descida das minas do Teixo para Mafómedes, nesta altura do ano (abril), é deslumbrante.
Em síntese, diríamos que se trata de um percurso de enorme beleza paisagística, mas também com troços difíceis do ponto de vista físico (acentuados declives) e/ou técnico.
Pontos de interesse:
1. A aldeia de Mafómedes (pela beleza serena do vale que a acolhe e das montanhas que a cercam).
2. A Fraga da Ermida (pelas amplas e fabulosas vistas que permite e pelo refúgio de montanha onde é possível pernoitar gratuitamente).
3. A Senhora da Serra (pelas vistas panorâmicas de 360 graus que proporciona).
4. As minas de Maria Isabel (pela dificuldade de acesso – descida complicada, mas desafiante – e pelas vistas fabulosas sobre a vertente nascente da serra)
5. O Posto de Vigia do Marão (um miradouro fabuloso sobre a parte norte e nascente da serra).
6. As minas do Teixo (apenas pelo refúgio de montanha que possui e onde é possível pernoitar gratuitamente).
Alertas:
1. Os últimos 500 metros da descida para as minas Maria Isabel são, física e tecnicamente, difíceis e perigosos (entre os pontos “miradouro das minas e minas Maria Isabel”) - escarpa muito inclinada e desprotegida que termina/começa com uma escada metálica (por cima da escada, dava muito jeito e segurança uma corda - que ainda não existe). Como, por norma, as descidas são mais perigosas do que as subidas, aconselharíamos a fazer esta parte do percurso no sentido dos ponteiros do relógio de forma a subir e não a descer aquele troço do percurso.
2. Da Srª. da Serra até ao "ponto 1" (umas centenas de metros à frente já no caminho), seguimos uns metros pela cumeada da serra e descemos depois a corta mato. Para a esquerda do trajeto que seguimos há um caminho que vai da Srª. da Serra até ao "ponto 1", não havendo, portanto, necessidade do corta mato.
3. A extensão deste percurso (cerca de 22 km) pode ser aumentada para cerca de 26/27 km. Para tal basta seguir o percurso “Serra do Marão desde Mafómedes” - Caminhantes (link: https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/serra-do-marao-desde-mafomedes-21935285) e acrescentar-lhe o “desvio” às minas Maria Isabel e ao Posto de Vigia do Marão (este desvio compensa – dá sal ao percurso).
4. O cabeço do Vértice Geodésico do Seixinhos (últimos ou primeiros 5 km do percurso dos Caminhantes) ardeu em finais da 2020 (o aspeto é ainda desolador).

OUTROS PERCURSOS NESTA ZONA:

Miradouro (vale de Mafómedes)

Miradouro (sobre a vertente nascente da serra)

Fraga da Ermida

PictographReligious site Altitude 4,639 ft

Senhora da Serra

Ponto 1

Miradouro (minas Maria Isabel)

PictographRisk Altitude 3,840 ft
Photo ofTroço difícil (escarpa desprotegida e escadas metálicas) Photo ofTroço difícil (escarpa desprotegida e escadas metálicas) Photo ofTroço difícil (escarpa desprotegida e escadas metálicas)

Troço difícil (escarpa desprotegida e escadas metálicas)

PictographMine Altitude 3,776 ft

Miradouro

PictographWilderness hut Altitude 3,825 ft

Minas do Teixo

Miradouro (vale do rio Teixeira)