Photo ofMarão: de Ansiães à Senhora da Serra (via levada do Ramalhoso e Parque de Merendas da Póvoa) Photo ofMarão: de Ansiães à Senhora da Serra (via levada do Ramalhoso e Parque de Merendas da Póvoa) Photo ofMarão: de Ansiães à Senhora da Serra (via levada do Ramalhoso e Parque de Merendas da Póvoa)

May 19, 2021
May 2021

near Anciães, Porto (Portugal)

A serra do Marão, motivo de inspiração para escritores como Miguel Torga e Teixeira de Pascoais e de atração para caminheiros, motoqueiros, ciclistas, caçadores e pescadores, constitui um todo impressionante: as escarpas e fragas agressivas nas vertentes viradas para Vila Real; os montes mais arredondados nas vertentes viradas para Amarante e Baião; as vistas arrebatadoras sobre as Serras do Alvão, da Aboboreira e Montemuro; a Ermida de Nossa Senhora da Serra no ponto mais alto da serra; a grande diversidade florestal (giesta, urze, carqueja e tojo nas partes mais altas e árvores de grande porte como os carvalhos, castanheiros, bétulas, freixos, pinheiros e ciprestes nas partes mais baixas dos vales das ribeiras e dos rios); as antigas minas de volfrâmio; a água que corre nos leitos de rios e ribeiras; os corsos, as perdizes e as raposas; o ar puro que se respira; o silêncio que convida ao relaxamento, à contemplação e à descoberta.
Neste contexto diversificado são muitas as atividades a que a serra convida e que vão da caminhada, à escalada, aos desportos aventura e ao BTT.
O presente percurso pedestre, circular e só parcialmente marcado (partes do PR6 “Rio Marão” e do PR “Marão tem Sangue Azul”, tem início e fim no centro da aldeia de Ansiães, mais precisamente, no largo da Pinha e desenvolve-se por trilhos e caminhos florestais pouco exigentes do ponto de vista físico ou técnico.
Depois de tomado o café (no Café da Pinha), seguimos pelo traçado do PR 6 “Rio Marão”, ao longo do rio Marão, durante cerca de 2 km. Abandonamos o vale do rio e dirigimo-nos na direção do Viveiro do Torno por um caminho em terra batida. Do Viveiro do Torno (local bucólico muito aprazível), seguimos, ao longo de uma fabulosa levada (levada do Ramalhoso), até às antigas minas de estanho e volfrâmio do Ramalhoso, nas margens da ribeira do Ramalhoso. Este é mais um local idílico: confluência de duas ribeiras, uma imponente cascata, uma mata em regeneração de castanheiros, bétulas, carvalhos e as ruínas das minas. Daqui, seguimos por um caminho em terra batida por umas centenas de metros para depois, no início de uma curva à direita, subirmos à esquerda por um trilho com grande inclinação perfeitamente definido, mas nem sempre visível (sobretudo na entrada) até à estrada alcatroada que conduz à Senhora da Serra (ponto mais alto da serra do Marão – 1467 metros). Da Senhora da Serra descemos, por caminho em terra batida, até ao início de um espetacular trilho (marcado) – o trilho “o Marão tem Sangue Azul”. Por esse trilho descemos ao longo de uma ribeira até ao Parque de Merendas da Póvoa - local muito acolhedor, densamente arborizado e com uma interessante “piscina” natural. Daqui, subimos ao longo da ribeira da Póvoa/Fervença até ao caminho que a ladeia. Por este caminho seguimos em direção à aldeia onde iniciamos o percurso –Ansiães, onde chegamos pelo traçado do PR6 “Rio Marão”.
Em síntese diríamos que este é um percurso muito bom – talvez o percurso mais aprazível que já fizemos na Serra do Marão (e não só – está, na opinião de um companheiro de caminhadas, no top 5 dos que já fizemos – e já foram muitos).
Pontos de interesse tem muito (sobretudo durante os meses de abril e maio):
1. Água – muita água: cerca de 50% da sua extensão é ao longo do rio Marão e das ribeiras do Ramalhoso e da Póvoa/Fervença e seus afluentes.
2. Três locais muito aprazíveis/idílicos: o Viveiro do Torno, as minas do Ramalhoso e o Parque de Merendas da Póvoa (local que, para além da beleza, constitui um cenário ideal para momentos de lazer e recreação).
3. Troços do percurso fabulosos, em especial: ao longo do rio Marão; ao longo da levada do Ramalhoso (do Viveiro do Torno às Minas do Ramalhoso); o minipercurso “O Marão tem Sangue Azul” ao longo da ribeira da Póvoa e seus afluentes.
4. O pico que acolhe a Senhora da Serra (1467 metros de altitude) com vistas fabulosas de 360 graus.
5. O intenso colorido da giesta, da urze e do tojo nos meses de abril e maio (meses ideais para realizar este percurso)

OUTROS PERCURSOS NESTA ZONA:

PictographCar park Altitude 1,322 ft

Ansiães (largo da Pinha)

Photo ofPontão do Vale da Baralha (ribeira do Ramalhoso) Photo ofPontão do Vale da Baralha (ribeira do Ramalhoso) Photo ofPontão do Vale da Baralha (ribeira do Ramalhoso)

Pontão do Vale da Baralha (ribeira do Ramalhoso)

Viveiro do Torno

EN 15 (levada do Ramalhoso)

Minas do Ramalhoso

Cascata do Ramalhoso

Fonte da Encosta do Sol

Trilho (com declive acentuado)