Photo ofMafómedes - minas do Teixo - capela da Sra da Serra do Marão - Miradouro da Fraga da Ermida - Mafómedes -- Serra do Marão Photo ofMafómedes - minas do Teixo - capela da Sra da Serra do Marão - Miradouro da Fraga da Ermida - Mafómedes -- Serra do Marão Photo ofMafómedes - minas do Teixo - capela da Sra da Serra do Marão - Miradouro da Fraga da Ermida - Mafómedes -- Serra do Marão

February 17, 2024
February 2024

•   5 2 Reviews

near Mafamedes, Porto (Portugal)

Caminhada circular, sem marcações, é aconselhável o uso do GPS.
Iniciamos a caminhada na aldeia de Mafómedes e o objetivo principal da caminhada era subir até ao ponto mais alto da serra do Marão.
Subir até à capela da Sra. da Serra e daí seguir até ao miradouro da Fraga da Ermida.
Mal iniciamos a caminhada, o nosso caminho inclina-se, é sempre a subir, em direção ao alto do Marão.
As paisagens vão nos surpreendendo a cada curva do caminho, com vista sobre os vales e corgas da serra.
A meio da subida, temos um pequeno trecho plano, esta zona é um miradouro natural para Amarante, Paços de Ferreira e todas as terras até quase ao oceano Atlântico.
Do lado da montanha, vão surgindo imponentes escarpas rochosas que surpreendem pela sua estoicidade.
Durante a subida passamos pelas antigas minas do Teixo, antigas minas de exploração de Volfrâmio.
É sempre a subir até aos 1416 metros do Marão, mas a chegada à ermida da Senhora do Marão e a paisagem que de lá se observa, são as merecidas recompensas do nosso esforço.
Depois de uma pausa para retemperar as forças e tirar umas fotos.
As paisagens que se veem da Sra. da Serra são simplesmente magníficas.
A panorâmica é de 360°.
Após apreciar a paisagem, hora de seguir em direção ao miradouro da Fraga da Ermida.
Na Fraga da Ermida, existe um abrigo de montanha e um marco geodésico.
As paisagens aqui são de cortar a respiração, aproveitamos para almoçar e ao mesmo tempo contemplar a paisagem que parece um postal.
O dia estava excelente para caminhar, temperatura agradável, sem vento e o céu limpo, que permitia ver até ao horizonte, algo que no topo do Marão é raro, pois o vento no topo é quase constante.
Reconfortado o estômago e a alma, por ver tal paisagens, retomamos o caminho descendo a vertente sul desta serra, sempre com belas paisagens de montanha.
Já muito perto de Mafómedes, ao descer o estradão do lado direito, vemos um pequeno açude e umas construções.
É o parque de lazer de Mafómedes, em pleno coração da Serra do Marão.
O parque está dotado de uma mini churrasqueira, casa de banho (básica), alguns equipamentos de diversão infantil e é banhada pelo rio Teixeira, um pequeno rio de águas gélidas, límpidas e cristalinas.
No parque foi criado um açude como forma a criar uma fantástica piscina natural para que os utilizadores se possam refrescar durante os meses mais quentes do ano.
Os acessos ao parque são efetuados através de uma estrada de terra batida que faz a ligação entre o equipamento e aldeia de Mafómedes.
Descemos ao parque de Lazer e passamos para a outra margem por cima da parede do açude.
Seguimos pela encosta, perto do ribeiro por caminho de pé posto até apanhar o trilho junto a um muro.
A ideia, era; quando tivéssemos descido a encosta e estivéssemos junto do ribeiro após passar o segundo moinho, atravessar o ribeiro e voltar ao estradão, para seguir em direção à aldeia.
Planos gorados, o ribeiro tinha muita água e não conseguíamos atravessar, decidimos seguir pelo caminho à direita, seguir a levada e chegar à aldeia.
Deste ponto à aldeia é cerca de 1km.
Para chegar á aldeia seguindo a levada é necessário destreza física e muito cuidado, a levada é muito estreita e do lado esquerdo temos o campo a cerca de 3 m de profundidade, uma queda pode resultar em sequelas físicas graves.
Em dias de chuva, não aconselho seguir pela levada.
O mais seguro e fácil, é depois de descer ao parque de lazer, voltar pelo mesmo percurso ao estradão e seguir até à aldeia de Mafómedes.
No final da caminhada, fomos à Tasca do Valado, tomar um café e uns finos.

Caminhada com paisagens de cortar a respiração.
Caminhada difícil.
Não aconselho a fazer em dias de chuva ou nevoeiro.
Com dias de chuva, a muita pedra existente é escorregadia.
Com nevoeiro, não consegue ver as fabulosas panorâmicas que existem ao longo do trilho.
Por norma no topo da serra do Marão, na Sra da Serra, está sempre muito vento, que regra geral é muito agreste.
Convém informar-se sobre as condições meteorológicas e sobre a intensidade do vento.
Em dias de calor, não existem praticamente sombras e pontos de agua, ou fontes, só vi na área de lazer a chegar á aldeia de Mafómedes uma fonte,
pelo que é aconselhável levar agua em quantidade suficiente, pois não vai ter onde abastecer durante o percurso.

Panorâmica para Amarante

PictographRuins Altitude 3,840 ft

Minas do Teixo

PictographInformation point Altitude 3,913 ft

Sra da Serra

PictographReligious site Altitude 4,636 ft
Photo ofCapela da Senhora da Serra do Marão Photo ofCapela da Senhora da Serra do Marão Photo ofCapela da Senhora da Serra do Marão

Capela da Senhora da Serra do Marão

Local religioso

• Photo of Sónia Sampaio
    Sónia Sampaio Feb 18, 2024

Caminhada difícil pela inclinação das subidas.
    Mas com umas panorâmicas de cortar a respiração.
    As paisagens que se observam da sra da Serra e da Fraga da Ermida valem cada gota de suor.
    Já conhecia a Sra da Serra, mas não conhecia o miradouro da Fraga da Ermida.
    Só é necessário ter cuidado ao fazer este trilho com chuva ou nevoeiro.
    O trilho tem muita pedra, molhadas tornam-se perigosas.
    Amei este percurso.

Perdidos nos trilhos Feb 18, 2024

Obrigado Sónia Sampaio pelo comentário e avaliação do trilho.
    A zona da Sra. da Serra e o miradouro da Fraga da Ermida, têm das mais bonitas panorâmicas do norte de Portugal.
    O trilho é durinho e com o piso molhado pode tornar-se perigoso.

• Jose Rodrigues Sampaio Mar 31, 2024

Excelente percurso, com paisagens fenomenais.
    A zona da Sra da Serra é fabulosa.

Perdidos nos trilhos Apr 1, 2024

Obrigado José Sampaio pelo comentário e avaliação. Boas caminhadas

• Jose Rodrigues Sampaio Apr 1, 2024

Excelente percurso, com paisagens fenomenais.
    A zona da Sra da Serra é fabulosa.

Perdidos nos trilhos Apr 1, 2024

Obrigado José Sampaio pelo comentário e avaliação.
    A zona da Sra da Serra é realmente muito bonita.