MADEIRA. PR1 Pico Ruivo-Pico do Areeiro-Pico Ruivo

Photo ofMADEIRA. PR1 Pico Ruivo-Pico do Areeiro-Pico Ruivo Photo ofMADEIRA. PR1 Pico Ruivo-Pico do Areeiro-Pico Ruivo Photo ofMADEIRA. PR1 Pico Ruivo-Pico do Areeiro-Pico Ruivo

November 1, 2021
November 2021

near Fajã do Penedo, Madeira (Portugal)

Deixámos a Casa Abrigo do Pico Ruivo depois de um monumental nascer do sol no topo da 3.ª montanha mais alta de Portugal. Puro privilégio poder assistir a tal magnífico espetáculo num amanhecer com meteorologia a nosso favor.

O percurso alterna entre trechos calcetados, outros de terra batida, escadarias de pedra ou de metal e túneis perfurados montanha a dentro. Estes túneis são versões melhoradas das passagens feitas por pastores para encaminhar os rebanhos, que abrigavam nas “grutas” escavadas ao longo do caminho. São verdadeiramente impressionantes do ponto de vista arquitectónico e quando nos detemos a observar as exigências de viver em território tão acidentado.

Fomos de manhã com céu azul e ocasionais nuvens. Regressámos com nevoeiro que nos impedia a visão a mais de um metro nalguns momentos. Foi incrível! Deu-nos duas experiências totalmente distintas do trilho.

Este percurso tem desafios acrescidos para quem tem vertigens, embora esteja bardado com cabos de aço nas zonas de risco de quedas.

Foi a sensação de estar a caminhar em plena montanha, como tive nos Himalayas e nos Andes. Que emocionante perceber que existe território assim de inóspito em Portugal! Pura ignorância que remediei finalmente.

Calçado adequado é simplesmente primordial para segurança e para garantir uma experiência agradável.

Estacionamento:
A- começando no Pico Ruivo, o parque é na Achada do Teixeira, a ~50min a pé da Casa Abrigo
B- começando no Pico do Areeiro, o parque é mesmo junto ao início do trilho e à cafeteria.

Tipo de trilho: linear

Sinalização: boa, não há o que enganar. Seguimos pela vertente Oeste. Havia anteriormente uma vertente Este a ligar os Picos que está actualmente encerrada, disseram-nos que era muito perigosa. Surge ainda na sinalização nalguns momentos.

Sombra: variável com a hora do dia, certamente nos túneis o Sol não entra.

Tipo de piso: calçada, terra batida, rocha.

Bastões: indispensável, o desnível faz-se sentir nas articulações.

Abastecimento:
A- Santana (a 9,5km da Achada do Teixeira), onde há supermercado, ATM, restaurante.
B- Casa Abrigo do Pico Ruivo, para água e refeições ligeiras - sandes, café, refrigerantes, água, bolos (bolo de banana caseiro é o melhor que já provei).
C- Centro de Apoio no Pico do Areeiro, com WC 0.50€ e cafeteria.

Levar cão: o Bartô (cocker spaniel) não nos acompanhou à Madeira. É um cão muito activo, adora correr e tenho sempre receio que caia nalgum precipício. Não o levaria neste percurso.

O que trazer:
-Mochila, roupa e calçado confortáveis e adequados
-Casaco quente para quando arrefece lá nos Picos
-Capa de chuva - o tempo muda muuuito rápido por estas bandas
-Bastões de caminhada são essenciais
-Kit primeiros socorros
-1L água - pode abastecer na Casa Abrigo do Pico Ruivo, há inclusive uma torneira no exterior ou no Café do Pico do Areeiro
-Óculos de sol, protector solar e chapéu
-Comida (snacks energéticos, fruta, sandes)
-Telemóvel com app com gps e Power bank
-Saco para lixo

WC: na Casa Abrigo do Pico Ruivo e no Centro de Apoio do Pico do Areeiro

Rede móvel: sinal oscilante, pede Wi-Fi na Casa Abrigo

SOS ligar 112; o Wikiloc permite “live tracking “ que, partilhado com família/amigos, garante a segurança dx caminhante sozinhx; app WalkMe diz permitir ligar para 112, GNR e proteção civil e ainda partilhar localização GPS por SMS - não experimentei.

APPs ÚTEIS:
A- WalkMe, contei 53 percursos disponíveis, permite seguir o percurso, tem uma descrição do mesmo e comentários de caminhantes. Fornece ainda informação sobre o eventual encerramento temporário de alguns percursos. Foi muito útil.
B- MadeiraWeather, permite ver em tempo real a meteorologia em diferentes pontos da ilha onde há câmaras. Na Madeira o tempo muda radicalmente de um momento ao outro ou no espaço de meros km. Foi útil.
C- Madeira Safe to Discover, inscrição obrigatória no site para entrar na Madeira em tempos pandémicos. Nesta app acumulam-se pontos consoante se introduz o resultado de um teste à COVID ou se declara diariamente o estado de saúde; este pontos poderão ser trocados por experiências turísticas.