Maceira e mais Além: Grutas, Escarpas e Praias (27-06-2020)

Photo ofMaceira e mais Além: Grutas, Escarpas e Praias (27-06-2020) Photo ofMaceira e mais Além: Grutas, Escarpas e Praias (27-06-2020) Photo ofMaceira e mais Além: Grutas, Escarpas e Praias (27-06-2020)

June 30, 2020
June 2020

•   3 2 Reviews

near Maceira, Lisboa (Portugal)

Na fronteira dos municípios de Torres Vedras e da Lourinhã, este itinerário circular destaca-se pela sua grande variedade geomorfológica e paisagística, desde escarpas e vales cársicos com grutas e águas termais, até praias de areia fina, dunas e também uma linha costeira mais agreste, com blocos caóticos provenientes de falésias de arenito e lamito (um ponto quente da paleontologia nacional, onde têm sido encontrados inúmeros fósseis de dinossauros).

PictographCave Altitude 113 ft

PictographWaterfall Altitude 158 ft

Vale da Rocha

PictographFountain Altitude 252 ft

Cabeço da Pedra do Sino

PictographRuins Altitude 49 ft

Convento de Penafirme (Ruínas)

Convento do século XVI, em ruínas desde o grande sismo de 1755 (foi destruído pelas vagas do maremoto).

Cruz Alta da Maceira

Praia de Valmitão

• Photo of ppascoal
    ppascoal Sep 12, 2020

Bom dia. O acesso à pequena cavidade do Valmitão faz-se pela praia (sem qualquer dificuldade se a maré não estiver alta) ou então pelas rochas, como nós fizemos nesse dia.

Acho que não há nada a recomendar em especial, apenas sugerir não realizá-la sozinho, especialmente se tiver pouca experiência neste género de caminhadas com uma pitada mais "aventureira".

• Photo of BrunoZaggato
    BrunoZaggato Sep 14, 2020

Fiz esta trilha, gostamos embora seja um pouco cansativa. Tem algumas subidas e descidas técnicas.
    Quanto à gruta da praia, atenção... escolham um dia e planeiem bem para que passem com a maré baixa e o sol de frente/alto para a gruta( tarde, após 13-15h ). Obrigado por partilhar este trilho.

• Sandrarocosa May 11, 2024

Trilha feita em 2024, não recomendo...
    Vegetação muito alta, caminhos difícil acesso e alguns já fechados com cerca... Andamos algumas vezes a procurar percursos alternativos aos que estavam fechados.

• Photo of ppascoal
    ppascoal May 11, 2024

@Sandrarocosa Este itinerário está quase a completar 4 anos. Quando o realizámos não encontrámos nenhum obstáculo intransponível, mas claro que as coisas podem mudar ao longo do tempo (essa é uma das razões porque coloco sempre a data no título dos trilhos que partilho aqui). Trata-se dum percurso algo técnico mas nem sequer o considerei difícil; no entanto, é indicado a pessoas já com alguma experiência nestas andanças e com gosto por caminhadas mais desafiantes, com uma pitada aventureira, como referi num comentário acima.
    Agradeço-lhe a chamada de atenção para o facto de ter encontrado alguns trechos vedados ou fechados por vegetação — seria útil se especificasse as zonas —, mas não posso concordar de todo com a sua classificação, nomeadamente no que concerne aos itens da "Informação" (não tenho o dom de divinação do futuro) e "Cenário" (se acha que estas paisagens merecem a classificação mínima, nem sei o que lhe diga... 🙄).