Maceira, do Mar ao Céu

June 28, 2020
June 2020

•   4.3 1 review

near Maceira, Lisboa (Portugal)

Trilho não marcado, que tem início e fim nos passadiços da Maceira (Vimeiro, Lourinhã), que nos leva a percorrer todo um vale paradisíaco até à Praia do Porto Novo.
Foi nesta praia que desembarcaram as forças Britânicas, que vieram travar a célebre Batalha do Vimeiro contra as forças Francesas, aquando das invasões napoleônicas...
Após subir as escarpas do Porto Novo para uma vista aérea sobre a praia, atravessamos a Praia de Sta. Rita, e voltamos a "trepar", sobre areia, às arribas que nos levam, através das marcações do PR2 TVD e GR30, até bem perto de Sta. Cruz, onde atravessamos Povoa de Penafirme, pelo meio do casario, e em contacto constante com as gentes locais...
Daqui, e passando por um imenso complexo de estufas de produção de tomates e batata doce, chegamos às ruínas do antigo Mosteiro de Penafirme, datado do séc. XVI...
Paragem para desfrutar do local, e ganhar fôlego para a subida que tinhamos pela frente, às colinas calcárias de Sta. Rita...
Por trilho de pé posta, lá chegamos ao cimo, e a vista sobre as praias, e o mar imenso, é fascinante!!!
A partir daqui o trilho é uma verdadeira aventura, cruzando toda a colina envoltos em azevinho, até chegar-mos ao cimo das famosas escarpas da Maceira...
Neste ponto, o trilho torna-se muito técnico, algo perigoso, tendo zonas em que passamos junto ao abismo de 98 metros de altura, em que a descida é feita com o recurso a cordas já preparadas no local para o efeito, mas com uma vista igualmente maravilhosa sobre o vale, onde o serpenteante Rio Alcabrichel corre lento, até à foz na Praia do Porto Novo, visível também deste ponto...
Após a descida por um trilho bastante acidentado, e já na base das escarpas, na presença de pedra solta, o trilho volta a tornar-se suave até chegar ao ponto de partida, junto aos paçadissos, ainda encantados por tudo o que vivemos neste ultimo troço deste trilho fantástica, que aconselho a que seja feito em dias de tempo seco, e que classifico como difícil, pela descida bastante técnica, mas ao alcance de qualquer caminheiro experiente...
Resumindo, um trilho que nos leva do mar ao céu, em 16 maravilhosos quilômetros ;)
Bons Trilhos

• Marco Ferreira 7 Jul 11, 2020

Maceira/A dos Cunhados. Torres Vedras. Obrigado.

• Photo of Antonio Nomada
    Antonio Nomada Jul 20, 2020

Muito bom trilho, dificuldade técnica sim mas top. Ter atenção pois rápidamente nos perdemos no acompanhamento desta percurso pois o mesmo não tem sinalização. Na parte das escarpas , fiz o percurso pela parte de baixo e não pela parte de cima o que ainda dificultou mais mas foi top. no final ainda se fez um extra e totalizou 22 km de caminada