PR1 MLD Luso Bussaco 360

August 19, 2023
August 2023

near Luso, Aveiro (Portugal)

Este percurso circular de aproximadamente 12km (nós fizemos mais alguns pois fomos visitar alguns pontos de interesse) circula pela vila do Luso e envolvente da Mata Nacional do Bussaco. Ao longo do percurso passamos por locais históricos e vistas sobre o horizonte. Podemos dizer que com as subidas e descidas que tem é um bom treino técnico. Aconselhamos a começarem junto do Parque do Lago do Luso pois tem estacionamento e local onde fazer um picnic. Vejam todas as imagens no nosso blog.

Inicio do percurso junto ao parque

Estejam atentos pois as marcações encontram-se junto ao chão.

PictographFlora Altitude 659 ft

Flora

PictographFlora Altitude 881 ft

Portas de Coimbra

Uma das portas de entrada para a Mata do Bussaco.

Apesar do percurso não indicar nós entramos para ir visitar a Cruz Alta e as vistas magnificas que temos de lá.

Cruz Alta - Miradouro

Vistas da Cruz Alta

PictographFlora Altitude 1,663 ft

Faz parte de um plano de florestação fora dos muros do arboreto da famosa Mata do Bussaco. Possui uma beleza própria, envolta em silêncio e no conforto da caruma fofa no solo. Um local de meditação e mistério, ideal para procurar cogumelos no Outono ou abrigo do Sol no Verão.

Monumento da Batalha do Bussaco

O Monumento marca o ponto onde estava instalada uma das baterias de artilharia que defendiam a estrada e de onde se pode avistar o posto de comando do exército atacante na aldeia da Moura. Na altura das comemorações da batalha, todos os 27 de Setembro, há feira com compras e gastronomia, salvas de canhão e, por vezes, recreações históricas.

Como estávamos com pouco tempo não fomos visitar mas se forem com tempo vão lá visitar vale a pena.

Interseção

Moinho de Sula

Um local cheio de história a não perder a sua visita.

Um miradouro Natural de onde se podem avistar, em simultâneo, os distritos de Aveiro e Viseu, bem como um ângulo diferente da Serra do Bussaco, do seu palácio e Cruza Alta. Corresponde igualmente a uma das posições militares que defendeu o Bussaco na célebre Batalha de 1810

• Photo of Danxi
    Danxi Mar 17, 2024

Obrigado pela partilha. Percurso interessante, de lamentar o estado dalguns troços devido as chuvas e a passagem de algumas maquinas, zonas com muita lama (neste período). Continuação de boas caminhadas