Activity

Lousa e Trilhos da Missa, Tufo e Pêgo do Diabo

Download

Trail photos

Photo ofLousa e Trilhos da Missa, Tufo e Pêgo do Diabo Photo ofLousa e Trilhos da Missa, Tufo e Pêgo do Diabo Photo ofLousa e Trilhos da Missa, Tufo e Pêgo do Diabo

Author

Trail stats

Distance
8.64 mi
Elevation gain
1,844 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,844 ft
Max elevation
925 ft
TrailRank 
32
Min elevation
335 ft
Trail type
Loop
Time
4 hours 31 minutes
Coordinates
1126
Uploaded
March 13, 2023
Recorded
March 2023
Be the first to clap
Share

near Lousa, Lisboa (Portugal)

Viewed 287 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo ofLousa e Trilhos da Missa, Tufo e Pêgo do Diabo Photo ofLousa e Trilhos da Missa, Tufo e Pêgo do Diabo Photo ofLousa e Trilhos da Missa, Tufo e Pêgo do Diabo

Itinerary description

Saindo do centro de Lousa (Loures), segue-se em direção ao cemitério de Lousa e depois, sempre a subir, contorna-se as ruinas da Quinta dos Travassos (infelizmente abandonada, mas com sinais recentes de alguma movimentação), e ainge-se o primeiro cume quando se avista a fábrica da Montiqueijo, virando antes de lá chegar para ir em direção à Anta de Carcavelos.

Desce-se em direção ao estradão, e entra-se no Caminho da Missa + Trilho do Carvalho Centenário. Um belo percurso panorâmico, com muita informação sobre a biodiversidade. Num desvio àesquerda, descer para a zona fresca onde se encontra o carvalho centenário.

Descendo mais um pouco, e antes de iniciar a ligeira subida até Fontelas, entra-se no Trilho do Tufo, e num desvio à direita, segue-se pelo trilho até encontrar a inidcação da Gruta ou Lapa do Tufo, pequena lapa sem grande interesse.

Depois de Fontelas, sobe-se ao parque eólico e depois sempre a descer até ao Rio de Loures, que atravessámos junto a uma ponte privada, o que obriga a passar nas pedras junto ao rio. Segue-se o trilho mais dificil do dia, subida com grande pendente mas felizmente na sombra, uma vez que é zona de grande arvoredo. Quase no topo, à esquerda, entra-se no Trilho do Pêgo do Diabo.

Este trilho é bastante fácil de fazer, sendo sempre a descer até se atingir a estrada que segue para Ponte de Lousa, passando pela gruta do Penedo do Gato.

Atravessando Ponte de Lousa, controrna-se a capela, segue-se na estrada junto à ribeira e no fina, pela direita, salta-se umas pedras paar atravessar um pequeno ribeiro, afluente do Rio de Loures. Aí começa um trilho que sobe quase ao Alto da Toupeira (perto da área de serviço de Loures da A8), que contornámos até atingir a Gruta das Salemas.

A partir daqui é só passar no Miradouro do Vale de Lousa, muito bem situado e com belas vistas - quase dá para ver todo o percurso feito. Termina-se, descendo até Lousa, de onde se partiu.

Percurso com 14km, moderadamente exigente pelas duas grandes subidas (do Rio de Loures até ao Trilho do Pêgo do Diabo, e de Ponte de Lousa até à Gruta das Salemas). Percurso maioritáriamente feito ao sol, sem grandes sombras, excepto na subida a que fizemos referencia.

Restaurantes/cafés em Lousa e Ponte de Lousa. Fontanário em Fontelas.

Percursos muito procurados por ciclistas e motociclistas, por isso ter atenção aos mesmos.

Feito em Março/2023.

Comments

    You can or this trail