Loriga-Torre-Penha dos Abutres - Serra da Estrela

Photo ofLoriga-Torre-Penha dos Abutres - Serra da Estrela Photo ofLoriga-Torre-Penha dos Abutres - Serra da Estrela Photo ofLoriga-Torre-Penha dos Abutres - Serra da Estrela

June 28, 2014
June 2014

near Loriga, Guarda (Portugal)

Percurso circular com ínicio na praia fluvial de Loriga, subida pela garganta com passagem pelo Covão da Areia, Covão da Nave, Lagoa do Covão das Quelhas, Torre.
Descida pela Penha dos Abutres e Cabecitos.
Percurso exigente com declives continuos acentuados.
A descida da Penha dos Abutres para Tarrastal e Cabecitos, mesmo parcialmente mariolada, é muito difícil devido ao elevado declive com -700m para 3.5km de percurso, rocha, e mato alto.

Ver mais no link em baixo

• Photo of ruibike
    ruibike Apr 27, 2017

Fiz o percurso em sentido contrario, alguma dificuldade a encontrar o trilho durante a subida. Garganta é mesmo linda.

• fernandovaz Jul 14, 2023

Neste momento o trilho da Penha dos Abutres não existe. Hoje fi-lo a descer mas não aconselho a ninguém.
    Consegui chegar à estrada a atalhar e já só tinha 1h de sol. A atalhar abrindo trilho por silvas e tudo para não ter de chamar apoio, que só seria possível de helicóptero.
    Parece-me que após o incêndio de 2017 ninguém voltou a abrir o trilho. É só vegetação seca, nova vegetação enorme e silvas.

• Photo of Vales Errantes
    Vales Errantes Jul 14, 2023

Viva Fernando.
    Na altura em que o fizermos já tivemos alguma dificuldade como está mencionado na descrição. No entanto, mesmo com mato alto e dificuldade em encontrar o trilho, tal só aconteceu num troço com menos de 1km e 45min, mas não apanhamos silvas, que são um pesadelo para qualquer montanhista, chegando mesmo a inviabilizar qualquer progressão!
    Agradeço o seu comentário e contributo na descrição atual do trilho, é sempre uma mais-valia a sua atualização.