Photo ofLomba do vidoeiro - Vale da Teixeira - Prado da Raiz - Pe de Cabril - Miradouro da Junceda Photo ofLomba do vidoeiro - Vale da Teixeira - Prado da Raiz - Pe de Cabril - Miradouro da Junceda Photo ofLomba do vidoeiro - Vale da Teixeira - Prado da Raiz - Pe de Cabril - Miradouro da Junceda

October 10, 2020
October 2020

near Geres, Braga (Portugal)

Desta vez seguimos um trilho de sstefan. Adicionamos os pontos de interesse e fizemos o desvio para subir ao pé de cabril.
Deixamos o carro na vila do Gerês e comecamos a subir ate à lomba do vidoeiro. O trilho no inicio tem uma ou duas partes de corta mato para não seguir pela estrada mas sem problemas de maior. A seguir à lomba o trilho sobe mais um pouco mas rapidamente começa a descer para o bonito vale da teixeira. Na descida temos uma panorâmica excelente sobre os varios picos do geres, como o borrageiro ou a arrocela. Depois de percorrer o vale e antes da freza comecamos de novo a subir a encosta de modo a descer mais a sul da descida mais conhecida pelo prado vidoal. Descobrimos o prado da raiz e chegamos à estrada nacional depois de ter descido a encosta pelo meio de uma floresta de azevinhos e depois de pinheiros.
Em Leonte fizemos a subida até ao pe de cabril, local icónico no Gerês. Vale mesmo a pena conhcer este pico pois toda a subida é muito bonita. Mesmo no fim ainda temos de quase rastejar por uma passagem de rocha e depois subir por umas escadas de ferro cravadas na rocha. As vistas lá de cima sao fenomenais.
Continuamos depois quase em plano ate ao miradouro da junceda para depois descer de novo até à vila. Foram 22 km com bastantes subidas mas que valeram a pena.