LM21002 Pinteus - Fanhões - Casainhos (Curto)

January 3, 2021
January 2021

near Meijoeira, Lisboa (Portugal)

Percurso de tipologia circular, com início e fim em Pinteus.
Inicia-se este percurso, junto à Capela de Pinteus, por uma estrada alcatroada que rapidamente deixamos para prosseguir à direita por um caminho rural que, numa fase inicial, ladeia a CREL. Mais à frente, vamos seguir à esquerda por um Trilho de Pé Posto que nos vai conduzir a um bonito Montado de Sobreiros.
Deixando para trás uma antiga Mina/Fonte, encimada por um painel de azulejos alusivos a santo António, vamos seguir em direção á Subestação de Fanhões, utilizando parte da GR30.
Da Subestação de Fanhões seguimos, por um Trilho de Pé Posto, em direção ao centro de Fanhões onde podemos apreciar a sua Igreja com o seu Relógio de Sol e onde no Largo do Coreto podemos ver, na frontaria de uma casa, uma "Pedra do Termo da Cidade de Lisboa".
Deixando Fanhões, vamos seguir em direção a Casaínhos por um Trilho de Pé Posto que nos conduz ao Alto das Tomadas.
Chegados à Fonte de Casaínhos, seguimos por caminhos agrícolas em direção à Ribeira de Casaínhos, a qual vamos atravessar e subir a serra por Trilhos de Pé Posto para depois voltar a descer em direção ao Cemitério de Fanhões.
Daqui vamos seguir para o fim da caminhada, subindo a serra, sem trilho, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Fanhões, em direção aos Moinhos de Pinteus e daqui para a Capela de Pinteus.