LM21001 De Pinteus ao Zambujal com o Trancão pelo Meio

January 2, 2021
January 2021

near Meijoeira, Lisboa (Portugal)

Percurso de tipologia circular, com início e fim junto à Capela de Pinteus.
Inicia-se este percurso em direção à Serra de Serves, inicialmente por uma estrada alcatroada para rapidamente entrarmos por caminhos rurais que, numa fase inicial, ladeiam a CREL.
Chegados à EN 115, junto ao Restaurante Pneus, um pouco mais abaixo atravessamos a ponte sobre o Rio Trancão que dá acesso ao Zambujal. Atravessada a ponte, viramos imediatamente à esquerda, entrando por um Trilho de Pé Posto que acompanha o Trancão pela sua margem esquerda a meia encosta para depois começar a subir.
Depois de atravessar a estrada de acesso à pedreira, continuamos a subir praticamente até à crista para depois começar a descer pelo Trilho das Mil e Uma Pedras, até à EN 115 que vamos atravessar, voltando a cruzar o Trancão.
Depois de atravessada a ponte vamos utilizar parte da GR 30 que rapidamente deixamos para tomar à direita um Trilho de Pé Posto que vai passar junto da Bateria 2ª da Serra do Galvão e mais adiante junto da Bateria da Oliveira.
Deixando o Trilho de Pé Posto, há que subir, sem trilho, para a Subestação de Fanhões e daqui para o fim deste percurso pelo Trilho da Estação Elétrica, havendo ainda tempo para passar pelos Moinhos de Pinteus.