LM021011 Casal das Lapas

February 7, 2021
February 2021

•   3.7 1 review

near Lapa, Lisboa (Portugal)

Percurso de tipologia circular, com inicio e fim no Casal das Lapas.
Inicia-se este percurso pelo Trilho das Lapas rumando aos Casais do Forno, utilizando no trajeto diversos Trilhos de Pé Posto Caminhos Rurais e Estradões.
Deixando os Casais do Forno, por Trilhos de Pé Posto, Caminhos Rurais e Estradões, seguimos para os Casais da Coutana para uma incursão pelo Forte da Coutana, agora tomado pela vegetação, habitat do Javali. Apesar da densa vegetação que dificulta em muito a progressão, é facilmente identificável o fosso que circundava o forte, agora Trilho de Javali.
Deixando o Forte da Coutana, seguimos em direção ao Forte 1º de Montachique por Estradões e Trilhos de Pé Posto, entre os quais o Trilho das Maminhas 2.
A chegada ao Forte 1º de Montachique é quase impercetível, pois o Estradão atravessa, literalmente, aquilo que foi um forte, apenas com alguma atenção se consegue perceber a existência do fosso que o circundava.
Seguindo o nosso trajeto, seguimos para a Cruz (Alminha) e depois para o Forte 2º de Montachique, este completamente impercetível, perdido entre mato, Eucaliptos e muita lenha.
Chegados a Montachique, seguimos para o final da caminhada, primeiro por caminhos rurais e depois de atravessada a EN 374-2 pelo Trilho da Lagarta do Pinheiro.

• Nuno Sortudo May 26, 2023

Uma descida bastante íngreme, outras nem tanto, fazem-se bem.
    Quanto a subidas íngremes, também as há, mas com umas paragens pelo meio. Também andamos nisto pela dificuldade, não procuramos o fácil 😊