Linha Vale do Tâmega - Da Estação de Livração a Amarante

Photo ofLinha Vale do Tâmega - Da Estação de Livração a Amarante Photo ofLinha Vale do Tâmega - Da Estação de Livração a Amarante Photo ofLinha Vale do Tâmega - Da Estação de Livração a Amarante

March 7, 2020
March 2020

near Constance, Porto (Portugal)

Dia 7 de março foi o dia escolhido para a deslocação a Amarante onde nos aguardava um fabuloso almoço numa quinta local.
Mas antes, teríamos que realizar um percurso pedonal, escolhemos a antiga linha Vale do Tâmega, atualmente desativada e bastante frequentada, principalmente pelos amantes do BTT.
Optamos por fazer o troço entre a Estação de Livração e Amarante, percurso linear, fácil, sem qualquer dificuldade e que percorre a margem esquerda do Rio Tâmega, atravessando alguns apeadeiros até chegar a Amarante, esta parte do troço é sempre em terra batida, atravessamos uma ponte desativada e ao chegar a Amarante ainda percorremos as ruas mais emblemáticas desta magnifica cidade.
Saímos da estação de Livração, estação que ainda funciona e seguimos no extinto troço da linha férrea desativada, em direção às antigas oficinas, após passar as oficinas deixamos os carris e o percurso entra em caminho largo na direção do Rio Tâmega, passamos por Santo Isidoro e o caminho curva à esquerda e agora segue paralelo ao Rio Tâmega, passamos pelo apeadeiro de Valbom e rapidamente chegamos à extinta estação de Vila Caiz, agora transformada em café de uma associação local.
a antiga linha segue por entre vinhedos e com o Rio lá bem no fundo a paisagem é bastante interessante, após passar pelo apeadeiro de Passinhos chegamos à ponte da Vaia, para aqueles que têm vertigens pode ser doloroso, mas o local é o ponto mais alto deste percurso, a passagem pela ponte vale todo o percurso, a paisagem sobre o Rio Tâmega é soberba, o trilho segue agora por entre o Parque Aquático de Amarante, local de bastante diversão em época de Verão, passamos pelo apeadeiro de Fregim A, atravessamos a ponte da Cabra e rapidamente estamos às portas de Amarante, junto à ponte de Lazaro, é também junto a esta ponte que deixamos a antiga linha de caminho de ferro e viramos à direita em direção ao Rio Tâmega, ao chegarmos ao Rio percorremos a margem e mais à frente subimos as escadinhas até à Rua 5 de outubro, que nos leva à Igreja São Gonçalo de Amarante, sem dúvida o local mais emblemático da cidade.
Após visitar a Igreja, atravessamos a ponte São Gonçalo, e percorremos a Rua 31 de janeiro para visitar as Tasquinhas e o famoso tinto.
Daqui atravessamos a ponte nova e chegamos à zona do mercado municipal, sempre junto à margem seguimos para a parte de baixo da ponte de São Gonçalo, passamos por baixo da ponte e subimos novamente as escadinhas, já na parte de cima seguimos até ao Jardim da Alameda Teixeira Pascoaes onde terminamos este passeio pela zona de Amarante.
O percurso é muito fácil, caminhos em terra sem dificuldade, apenas na zona do apeadeiro de Passinhos tem bastante água no trilho, mas facilmente se contorna.