Activity

LINDOSO, MOINHOS DE PARADA E PENEDO DO ENCANTO

Download

Trail photos

Photo ofLINDOSO, MOINHOS DE PARADA E PENEDO DO ENCANTO Photo ofLINDOSO, MOINHOS DE PARADA E PENEDO DO ENCANTO Photo ofLINDOSO, MOINHOS DE PARADA E PENEDO DO ENCANTO

Author

Trail stats

Distance
9.04 mi
Elevation gain
1,788 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,788 ft
Max elevation
1,759 ft
TrailRank 
82 4.7
Min elevation
794 ft
Trail type
Loop
Time
7 hours 14 minutes
Coordinates
1619
Uploaded
June 21, 2020
Recorded
June 2020
  • Rating

  •   4.7 4 Reviews

near Lindoso, Viana do Castelo (Portugal)

Viewed 4168 times, downloaded 171 times

Trail photos

Photo ofLINDOSO, MOINHOS DE PARADA E PENEDO DO ENCANTO Photo ofLINDOSO, MOINHOS DE PARADA E PENEDO DO ENCANTO Photo ofLINDOSO, MOINHOS DE PARADA E PENEDO DO ENCANTO

Itinerary description

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"


LINDOSO, MOINHOS DE PARADA E PENEDO DO ENCANTO

O trilho realizado resulta da junção do PR1-Trillho dos Moinhos de Parada, PR-Trilho do Penedo do Encanto e traçado da GR50- Grande Rota Peneda-Gerês, entre Lindoso e Parada do Lindoso.

Inicialmente, o trilho visita o conjunto histórico de Lindoso composto pelo seu cruzeiro, castelo medieval, espigueiros e eira comunitária para depois se encaminhar para a povoação de Parada de Lindoso. Nas margens do rio Lima encontramos velhos moinhos, hoje, na sua maioria, abandonados, símbolos da arquitetura tradicional e engenhosas obras de engenharia hidráulica. No interior da floresta e rodeado por muros de pedra solta, dirigimo-nos a um conjunto de gravuras rupestres da Idade do Bronze, trabalhadas em oito rochas, das quais se destaca a mais importante, apelidada de “Penedo do Encanto”.


Cruzeiro e Castelo Medieval de Lindoso


Não são apenas os moinhos os pontos de interesse deste percurso, mas toda a paisagem envolvente, transformada pelas populações humanas, através da pastorícia e agricultura, e que, sabiamente, utilizaram os recursos naturais disponíveis.

O trilho tem inicio na Porta PNPG de Lindoso, trata-se de um centro de excelência vocacionado para a promoção do conhecimento e divulgação dos valores naturais e culturais do território do Parque Nacional, onde foram criadas condições específicas para proporcionar uma adequada receção e informação aos visitantes e restante público.

Existem 5 Portas, localizadas nas principais entradas do Parque Nacional (considerando a rede viária), uma em cada um dos municípios que integram esta área protegida: Porta de Lamas de Mouro, no concelho de Melgaço; Porta do Mezio, no concelho de Arcos de Valdevez; Porta de Lindoso, no concelho de Ponte da Barca; Porta de Campo do Gerês, no concelho de Terras de Bouro e Porta de Montalegre, no concelho de Montalegre. Cada Porta tem uma temática própria, pelo que se encontrará informações específicas e atividades alternativas nos diferentes espaços.

O tema da Porta de Lindoso é a Água e a Geologia. Outrora um ponto de defesa, o Castelo do Lindoso é hoje uma porta de boas-vindas ao Parque Nacional. Por cima da muralha apreciamos os espigueiros do Lindoso. Olhamos para a Serra Amarela, que os matos de tojo e urze pintam de amarelo e roxo durante o Verão, procurando o carvalhal da Mata do Cabril. Mais abaixo, o vale do Lima está marcado pelas barragens hidroeléctricas que, apesar de essenciais para a produção energética nacional, deixam saudades de um rio selvagem e livre. Mesmo assim, ainda podemos encontrar uma lontra à procura de peixe no Rio Lima ou um tritão-marmorado num dos afluentes.



DESCRIÇÃO DO TRILHO

Iniciamos o trilho na Porta de Lindoso, freguesia de Lindoso, concelho de Ponte da Barca. Seguimos em direção ao seu cruzeiro, passamos pelo conjunto de espigueiros e eira comunitária em direção ao castelo medieval para uma visita ao longo das suas muralhas. Voltamos ao conjunto de 67 espigueiros e atravessamos a eira comunitária para deixar a localidade por caminhos agrícolas em direção a oeste, atravessando essencialmente zonas de pastagem, matos e pequenos bosquetes de folhosas, bem como algumas linhas de água até intersetar a GR50.

Ao longo de todo o percurso passamos por algumas cancelas, que servem para controlar o movimento do gado bovino e equino que pastoreiam livremente na montanha. Não esquecer de deixar sempre as cancelas conforme as encontramos (fechada, se a encontramos fechada, ou aberta, se a tivermos encontrado aberta).

O traçado da GR50 leva-nos à localidade de Parada, por agora só visitamos a Eira da Portela da Leija e seguimos pela direita em direção ao Rio Lima. O caminho descendente leva-nos a sair do povoado para atravessar um frondoso bosque até voltar a subir bordeando pelo alto do escarpado o serpenteante Rio Lima. Passado algum tempo o caminho de terra dá lugar a um caminho empedrado que começa a descer até ao açude do Rio. Aqui podemo-nos refrescar nas cristalinas e frescas águas e aproveitar para descobrir entre a densa vegetação os velhos e abandonados moinhos de água.

O trilho segue pela ponte da cancela que atravessa o rio e nos conduz a um estradão ascendente que nos conduziu à estrada N104-1. Seguimos a estrada em direção a Parada, passados 600 metros seguimos pela esquerda por um caminho descendente que atravessa uma área arborizada e cruza o rio por uma ponte de um arco sob o viaduto da N104-1. Depois da ponte fomos visitar um moinho à nossa esquerda. O caminho leva-nos novamente à estrada N104-1, que atravessamos e seguimos pela direita em direção ao Poço da Gola, espaço único e paradisíaco que nos convida a ir a banhos.


Poço da Gola

Continuando o trilho seguimos pela margem do Rio da Ponte, passamos por mais um moinho, atravessamos o Rio da Ponte através de um pontilhão de lajes graníticas. Pouco a pouco vamos deixando para trás a povoação para entrarmos num ambiente de montanha, por caminhos empedrados e trilhos de pastores. A sobranceira e majestosa Serra Amarela, o corte aguçado dos montes que nos rodeiam, as chãs e as fantásticas formações geológicas constituem os elementos de adorno desta bela paisagem em Terras de Lindoso.

As sombras, junto ao Ribeiro do Porto do Inferno, acolheram-nos neste dia solarengo para o almoço da jornada. Depois de uma boa pausa retomamos o caminho que continua ascendente até Codeceira. Aqui, descemos por alguns metros, agora o caminho é lajeado entre muros de pedra solta e manchas de carvalhos até intersetar o PR-Penedo do Encanto.

Voltamos a subir por caminho empedrado ao longo de 500 metros, para descer outros tantos até ao Penedo do Encanto. No interior da floresta e rodeado por muros de pedra solta, dirigimo-nos a um conjunto de gravuras rupestres da Idade do Bronze, trabalhadas em oito rochas, das quais se destaca a mais importante, apelidada de “Penedo do Encanto”.


Penedo do Encanto

Depois de visitarmos este belíssimo monumento que testemunha a remota presença do homem nestas terras do Vale do Lima, seguimos caminho e após cerca de um quilometro intersetamos o PR1-Trillho dos Moinhos de Parada e a GR50-Grande Rota Peneda-Gerês. Retomamos o percurso, que nos levará novamente até Parada. Agora vamos conhecer esta encantadora e típica aldeia do Alto Minho serrano. A entrada no lugar faz-se pela Eira do Tapado, uma antiga eira comunitária, onde se ergue um magnífico conjunto de vinte e um espigueiros, datados dos séculos XVIII e XIX. Dispõem-se em torno da eira central, localizados numa zona arejada e soalheira. A arquitetura e a forma construtiva destes espigueiros são semelhantes aos espigueiros de Lindoso, de granito, planta retangular e paredes aprumadas. Encontram-se muito bem conservados.

Atravessamos o casario da aldeia, de arruamentos estreitos e labirínticos, herdados da época medieval, de recantos peculiares e casas robustas de granito, o lugar de Parada mostra-se vivo e convida à visita. Ao longo do percurso pelo interior da aldeia temos oportunidade de apreciar a arquitetura tradicional, calçadas medievais, o Pelourinho, os Paços do Concelho, a Prisão e o Tribunal do Antigo Concelho de Lindoso. Seguimos por mais um conjunto de espigueiros em torno da eira comunitária, a Eira das Leijas, para chegar à já nossa conhecida, durante a manhã, Eira da Portela da Leija. Aproveitamos para fazer uma breve pausa e visitar o moinho de rodizio.

Depois, seguimos o trilho por caminho empedrado, sobreponível em alguns metros ao traçado da manhã, desviando-se deste à direita para continuar em caminho ascendente até sensivelmente meia encosta e ao ponto mais alto deste percurso aos 536 metros. Deixamos o caminho de terra e seguimos por caminho de pé posto até intersetar novamente a GR50 que seguimos agora por caminho entre muros. Ao longo deste caminho, onde a topografia o permite, conseguimos apreciar a panorâmica que se abre na direção de Lindoso (lugar do Castelo). É realmente um cenário único, que merece ser registado. Na aldeia destaca-se o Castelo Medieval, o núcleo de espigueiros e a área agrícola que se dispõe em torno do lugar. O cenário é marcado pelo grande plano de água da albufeira do Alto Lindoso, sendo daqui possível identificar o sítio onde o rio de Castro Laboreiro (que corre na direção N-S) se junta às águas do Lima (orientação NE-SW). Percebemos daqui também melhor a individualização dos sistemas montanhosos da serra Amarela e da serra do Soajo, separados pelo rio Lima. Na vertente oposta à nossa posição (serra do Soajo), conseguimos identificar os lugares de Paradela (a maior altitude) e de Campo Grande. Sensivelmente na mesma direção, nas cotas mais altas que conseguimos visualizar, é possível identificar os picos de Penameda (1268 metros) e de Outeiro Alvo (1314 m), próximos do Santuário da Senhora da Peneda.


Panorama de Lindoso (Lugar do Castelo)

Por fim, caminhamos novamente sobre calçada e chegamos ao lugar do Castelo, em Lindoso, onde finalizamos este trilho, precisamente no local onde teve inicio.




Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 1,473 ft
Photo ofLINDOSO (PORTA DE LINDOSO) Photo ofLINDOSO (PORTA DE LINDOSO) Photo ofLINDOSO (PORTA DE LINDOSO)

LINDOSO (PORTA DE LINDOSO)

PictographWaypoint Altitude 1,502 ft
Photo ofCASTELO MEDIEVAL DE LINDOSO Photo ofCASTELO MEDIEVAL DE LINDOSO Photo ofCASTELO MEDIEVAL DE LINDOSO

CASTELO MEDIEVAL DE LINDOSO

PictographWaypoint Altitude 1,482 ft
Photo ofCONJUNTO DE ESPIGUEIROS Photo ofCONJUNTO DE ESPIGUEIROS Photo ofCONJUNTO DE ESPIGUEIROS

CONJUNTO DE ESPIGUEIROS

PictographWaypoint Altitude 1,474 ft
Photo ofCANCELA Photo ofCANCELA Photo ofCANCELA

CANCELA

PictographWaypoint Altitude 1,457 ft
Photo ofLINHA DE ÁGUA Photo ofLINHA DE ÁGUA Photo ofLINHA DE ÁGUA

LINHA DE ÁGUA

PictographWaypoint Altitude 1,339 ft
Photo ofCANCELA Photo ofCANCELA Photo ofCANCELA

CANCELA

PictographWaypoint Altitude 1,240 ft
Photo ofEIRA DA PORTELA DA LEIJA Photo ofEIRA DA PORTELA DA LEIJA Photo ofEIRA DA PORTELA DA LEIJA

EIRA DA PORTELA DA LEIJA

PictographWaypoint Altitude 1,013 ft
Photo ofPANORAMA VALE DO RIO LIMA Photo ofPANORAMA VALE DO RIO LIMA Photo ofPANORAMA VALE DO RIO LIMA

PANORAMA VALE DO RIO LIMA

PictographWaypoint Altitude 800 ft
Photo ofPONTE DA CANCELA Photo ofPONTE DA CANCELA Photo ofPONTE DA CANCELA

PONTE DA CANCELA

PictographWaypoint Altitude 883 ft
Photo ofPANORAMA PEDRAS DE MOLEDO Photo ofPANORAMA PEDRAS DE MOLEDO Photo ofPANORAMA PEDRAS DE MOLEDO

PANORAMA PEDRAS DE MOLEDO

PictographWaypoint Altitude 1,110 ft
Photo ofTRILHO MOINHOS DE PARADA Photo ofTRILHO MOINHOS DE PARADA Photo ofTRILHO MOINHOS DE PARADA

TRILHO MOINHOS DE PARADA

PictographWaypoint Altitude 1,121 ft
Photo ofPONTE DE UM ARCO Photo ofPONTE DE UM ARCO Photo ofPONTE DE UM ARCO

PONTE DE UM ARCO

PictographWaypoint Altitude 1,107 ft
Photo ofMOINHO Photo ofMOINHO Photo ofMOINHO

MOINHO

PictographWaypoint Altitude 1,196 ft
Photo ofMOINHO DO POÇO DA GOLA Photo ofMOINHO DO POÇO DA GOLA Photo ofMOINHO DO POÇO DA GOLA

MOINHO DO POÇO DA GOLA

PictographWaypoint Altitude 1,208 ft
Photo ofPOÇO DA GOLA Photo ofPOÇO DA GOLA Photo ofPOÇO DA GOLA

POÇO DA GOLA

PictographWaypoint Altitude 1,280 ft
Photo ofMOINHO DO RIO DA PONTE Photo ofMOINHO DO RIO DA PONTE Photo ofMOINHO DO RIO DA PONTE

MOINHO DO RIO DA PONTE

PictographWaypoint Altitude 1,294 ft
Photo ofRIO DA PONTE Photo ofRIO DA PONTE Photo ofRIO DA PONTE

RIO DA PONTE

PictographWaypoint Altitude 1,568 ft
Photo ofRIBEIRO DO PORTO DO INFERNO Photo ofRIBEIRO DO PORTO DO INFERNO Photo ofRIBEIRO DO PORTO DO INFERNO

RIBEIRO DO PORTO DO INFERNO

PictographWaypoint Altitude 1,624 ft
Photo ofCODECEIRA Photo ofCODECEIRA Photo ofCODECEIRA

CODECEIRA

PictographWaypoint Altitude 1,535 ft
Photo ofPONTE Photo ofPONTE Photo ofPONTE

PONTE

PictographWaypoint Altitude 1,459 ft
Photo ofINTERSEÇÃO PR-PENEDO DO ENCANTO Photo ofINTERSEÇÃO PR-PENEDO DO ENCANTO Photo ofINTERSEÇÃO PR-PENEDO DO ENCANTO

INTERSEÇÃO PR-PENEDO DO ENCANTO

PictographWaypoint Altitude 1,694 ft
Photo ofPONTE Photo ofPONTE Photo ofPONTE

PONTE

PictographWaypoint Altitude 1,576 ft
Photo ofPENEDO DO ENCANTO Photo ofPENEDO DO ENCANTO Photo ofPENEDO DO ENCANTO

PENEDO DO ENCANTO

PictographWaypoint Altitude 1,357 ft
Photo ofINTERLIGAÇÃO PR1/GR50 Photo ofINTERLIGAÇÃO PR1/GR50 Photo ofINTERLIGAÇÃO PR1/GR50

INTERLIGAÇÃO PR1/GR50

PictographWaypoint Altitude 1,296 ft
Photo ofCANCELA Photo ofCANCELA Photo ofCANCELA

CANCELA

PictographWaypoint Altitude 1,261 ft
Photo ofEIRA DO TAPADO Photo ofEIRA DO TAPADO Photo ofEIRA DO TAPADO

EIRA DO TAPADO

PictographWaypoint Altitude 1,242 ft
Photo ofFONTE LAVADOURO Photo ofFONTE LAVADOURO Photo ofFONTE LAVADOURO

FONTE LAVADOURO

PictographWaypoint Altitude 1,204 ft
Photo ofPARADA DE LINDOSO Photo ofPARADA DE LINDOSO Photo ofPARADA DE LINDOSO

PARADA DE LINDOSO

PictographWaypoint Altitude 1,221 ft
Photo ofPRISÃO DO ANTIGO CONCELHO DE LINDOSO Photo ofPRISÃO DO ANTIGO CONCELHO DE LINDOSO Photo ofPRISÃO DO ANTIGO CONCELHO DE LINDOSO

PRISÃO DO ANTIGO CONCELHO DE LINDOSO

PictographWaypoint Altitude 1,221 ft
Photo ofTRIBUNAL DO ANTIGO CONCELHO DE LINDOSO Photo ofTRIBUNAL DO ANTIGO CONCELHO DE LINDOSO Photo ofTRIBUNAL DO ANTIGO CONCELHO DE LINDOSO

TRIBUNAL DO ANTIGO CONCELHO DE LINDOSO

PictographWaypoint Altitude 1,219 ft
Photo ofEIRA DAS LEIJAS Photo ofEIRA DAS LEIJAS Photo ofEIRA DAS LEIJAS

EIRA DAS LEIJAS

PictographWaypoint Altitude 1,265 ft
Photo ofMOINHO DE RODÍZIO Photo ofMOINHO DE RODÍZIO Photo ofMOINHO DE RODÍZIO

MOINHO DE RODÍZIO

PictographWaypoint Altitude 1,663 ft
Photo ofPANORAMA ALBUFEIRA DO ALTO LINDOSO Photo ofPANORAMA ALBUFEIRA DO ALTO LINDOSO Photo ofPANORAMA ALBUFEIRA DO ALTO LINDOSO

PANORAMA ALBUFEIRA DO ALTO LINDOSO

PictographWaypoint Altitude 1,612 ft
Photo ofPANORAMA DE LINDOSO (LUGAR DO CASTELO) Photo ofPANORAMA DE LINDOSO (LUGAR DO CASTELO) Photo ofPANORAMA DE LINDOSO (LUGAR DO CASTELO)

PANORAMA DE LINDOSO (LUGAR DO CASTELO)

PictographWaypoint Altitude 1,566 ft
Photo ofCANCELA Photo ofCANCELA Photo ofCANCELA

CANCELA

Comments  (10)

  • andrepm94 Jun 23, 2020

    5 estrelas !

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jun 24, 2020

    Olá andrepm94
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Saudações.

  • Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jun 25, 2020

    I have followed this trail  View more

    Olá Joaquim!
    Este é um trilho interessantíssimo, muito verde, com sombra e cheio de beleza natural.
    E também culturalmente muito rico. Vale bem a pena dedicar-lhe umas horas!
    Grande abraço!!

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jun 25, 2020

    Olá João!
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Saudações.

  • Photo of zetoalves
    zetoalves Jun 27, 2020

    Belíssimo trilho e soberba descrição do mesmo. Excelente trabalho, não há palavras! Obrigado.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jun 28, 2020

    Olá zetoalves!
    Obrigado pelo comentário.
    Saudações.

  • Maria Valentim Nov 24, 2020

    I have followed this trail  verified  View more

    Trilho muito mal sinalizado. Nunca o teríamos conseguido realizar sem esta ajuda.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Nov 24, 2020

    Olá Maria Valentim!
    É sempre aconselhável levar gps com a trilha.
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha.
    Saudações.

  • Photo of Hélio Videira
    Hélio Videira Jul 11, 2021

    I have followed this trail  verified  View more

    Obrigado pela partilha de mais um trilho cheio de beleza e encanto!
    Foi um prazer percorrer os trilhos pelo meio de verdes e belos bosques, observar as fragas na encosta do rio Lima, visitar aldeias históricas com as eiras comunitárias e o fantástico castelo do Lindoso.

  • Photo of Caminhantes
    Caminhantes Jul 11, 2021

    Olá Hélio Videira
    Obrigado pelo comentário e avaliação da trilha. Saudações.

You can or this trail