Lindoso

4 hours
October 16, 2021
October 2021

near Lindoso, Viana do Castelo (Portugal)

Trilho dos Espigueiros de Lindoso e Parada com passagem no Poço da Gola
Na base da Serra Amarela, este Trilho inicia-se na imponente Aldeia de Lindoso, com uma visita ao conjunto dos 50 Espigueiros construídos no Sec. XVXX e XVIII, de construção granítica e imponentes apoiados por uma eira ao lado do Castelo formando um conjunto arquitetónico de beleza única.
Percorrendo de seguida antigos caminhos de calçada romana e pedra solta, chegamos à aldeia de Parada, uma aldeia minhota muito bem conservada em termos arquitetónica, aonde se misturam imponentes casas graníticas com caminhos cobertos pelas tradicionais ramadas de uvas Morangueiro e pessoas muito sociáveis, com paciência para pequenas conversas interessantíssimas sobre o seu modo de vida e as dificuldades do dia-a-dia, se o grupo de Espigueiros de Lindoso nos impressionaram, em Parada os Espigueiros, em maior numero que os de Lindoso, encontram-se distribuídos por eiras mais pequenas mas todos muito bem conservados, alem de antigos edifícios da normal vida em sociedade: antigos paços do concelho, Tribunal e prisão.
Segue-se um caminho rural em que o piso varia entre calçada e pedra solta, ladeados normalmente de muros revestidos a musgos e passando por diversos tipos de bosque agora a ficarem contaminados por eucaliptos, até chegarmos ao extraordinário conjunto da ponte de madeira e o Poço da Gola.
Após o regresso a Parada a caminhada para Lindoso, que, por opção, escolhemos percorrer antigos caminhos rurais, aonde com alguma paciência e algum tojo, fomos descobrindo os caminhos um pouco impedidos com vegetação, encontramos uma manada de Garranos com o Cavalo líder da manada, a acompanhar-nos com ar protetor do resto da manada até nos afastarmos.
Com a aproximação à aldeia de Lindoso fomos surpreendidos por uma vista única do conjunto Aldeia, Espigueiros e Castelo a justificar este mais aventureiro desvio.
Trilho de dificuldade média, um pouco exigente fisicamente, que mistura aldeias tradicionais, com arquitetura austera em granito, e a beleza natural e rural a merecer uma visita.